- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Qual a diferença entre lamentação, murmuração e oração?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Eu tenho um pouco de dificuldade de entender a diferença que existe quando estou orando, para saber se estou murmurando diante de Deus, se estou apenas se lamentando ou se aquilo que falo é uma oração que Deus aceita, pois tenho medo de estar murmurando e Deus não se agradar. Pode me ajudar a entender isso?

Não há dúvida que o comportamento de murmuração não agrada a Deus. É o que vemos Deus dizer, por exemplo, no caso do povo de Israel no deserto:

“Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes” (Números 14:29).

Temos textos na Bíblia que parecem murmuração, mas são citados como lamentação:

Tornou-se o Senhor como inimigo, devorando Israel; devorou todos os seus palácios, destruiu as suas fortalezas e multiplicou na filha de Judá o pranto e a lamentação (Lamentações de Jeremias 2:5)

Temos ainda textos que contém orações, que até parecem lamentações e murmurações:

Esqueceu-se Deus de ser benigno? Ou, na sua ira, terá ele reprimido as suas misericórdias? (Salmos 77:9).

Por isso, precisamos entender bem cada um dos conceitos para que possamos nos expressar corretamente diante de Deus, com um coração e palavras que o agradam!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Qual a diferença entre murmuração, lamentação e oração?

MURMURAÇÃO

É uma espécie de reclamação maldosa, de censura a algo ou a alguém. Um resmungo, um falar pelas costas. Veja este exemplo:

“E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?” (Êxodo 15:24).

Uma característica da murmuração é que desconsidera tudo de bom que existe, foca no problema, na dificuldade e gera no murmurador um sentimento contínuo de desgosto que vai contamina todas as áreas de sua vida!

LAMENTAÇÃO

É uma manifestação dolorida por causa de um sofrimento. Pode ser por meio de palavras, por gritos e até pelo choro. Veja este exemplo:

“Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza” (Ester 4:3).

Na Bíblia temos também canções que são chamadas de lamentações e que foram feitas após a morte de alguém muito querido ou importante:

“Jeremias compôs uma lamentação sobre Josias; e todos os cantores e cantoras, nas suas lamentações, se têm referido a Josias, até ao dia de hoje; porque as deram por prática em Israel, e estão escritas no Livro de Lamentações.” (2 Crônicas 35:25)

ORAÇÃO

É falar com Deus. Pode ser em pensamento, em palavras, em público ou em particular. Veja este exemplo:

“Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.” (Atos 9:40).

QUAL A DIFERENÇA?

Sabendo o que cada coisa uma significa, podemos ver claramente nas escrituras que a principal diferença é que Deus não vê as três manifestações da mesma forma. Observe que Deus ouviu o CLAMOR do povo que era escravo no Egito, mas rejeitou quanto esse mesmo povo murmurou.

Clamor ou oração do povo:

“Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus.” (Êxodo 2:23)

Murmuração do povo:

“Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! (…) Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do SENHOR, nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.” (Números 14:2, 21-23).

Assim, concluo que Deus sabe lidar com nossos momentos de lamentações, momentos como o de Jó, quando se viu debaixo de uma enxurrada de dores. Momentos como o do profeta Jeremias que lamentou profundamente em ver a cidade santa, Jerusalém, toda queimada e destruída. Deus também ouve e se agrada da oração e do clamor de seu povo. Porém, Deus se mostra na Bíblia totalmente contrário a atitude de murmuração.