- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa Ágape na Bíblia? E Philos e Eros, é a mesma coisa?

Antes de explicar o significado da palavra Ágape, é preciso saber que o Novo Testamento [1] foi escrito na língua grega, que era uma das principais e mais importante línguas faladas do mundo na época. Essa informação irá ajudar muito a compreendermos o sentido do uso dessa palavra na Bíblia.

Leia também: Por que a Bíblia tem tantas linguagens e traduções diferentes? [2]

O que significa o amor Agape? [3]

O que significa Ágape, Philos e Eros?

A palavra Ágape é uma das palavras traduzidas por “amor” da língua grega (língua em que foi escrito o Novo Testamento) para o português. Na língua portuguesa, usamos a palavra amor para descrever alguns sentimentos e atitudes distintas. Por exemplo, usa-se “amor” tanto para o amor entre irmãos ou amigos como para o amor mais erótico entre um casal, apesar de serem tipos de amor totalmente diferentes.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [4]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [5]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [6]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [7]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [8]
- Outros Materiais (Comece aqui) [9]

Ágape, Philos e Eros na língua grega

Porém, a língua grega tem várias palavras para designar os diversos tipos de amor existentes. Por exemplo, a palavra grega “Philos” é usada para descrever aquele amor que tem como principal característica o companheirismo, a amizade, a bondade para com o próximo.

Já a palavra grega “Eros” é usada para designar o amor romântico. Um tipo de amor bem exemplificado pelo amor entre um homem e uma mulher.

E a palavra grega Ágape, (que é a que mais aparece em todos os textos do Novo Testamento), significa aquele amor fraterno, tipo o amor de irmão, que cultiva afeição, boa vontade, bondade. É o tipo de amor que mais exercitamos, ou que deveríamos exercitar no dia-a-dia.

Um exemplo interessante do uso da palavra Ágape esta em Mateus 24. 12, onde vemos que no fim dos tempos esse tipo tão preciso e importante de amor se esfriará na vida da maioria das pessoas:

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor (Ágape) se esfriará de quase todos.” 

Outro texto interessante mostra que o Ágape é o amor com que Deus nos ama e com que devemos amar o próximo:

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13. 34)