- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Quando o diabo está onde ninguém acha que ele está

Por André Sanchez

Não me enquadro no grupo daqueles que só falam em diabo. Aliás, prefiro evidenciar aquilo que se pode conhecer de Deus a evidenciar o maligno. No entanto, também não faço parte do grupo de pessoas que ignoram o diabo. Qualquer leitor da Bíblia sabe que ele existe e que não está para brincadeira nesse mundo.

O diabo está onde menos se espera [1]Desde a minha conversão sempre ouvi falar das poderosas tentações do diabo. Cresci na fé ficando sempre esperto com essas tentações (e caindo em algumas delas). Sei que elas existem, mas estou certo de que o diabo tem agido muito mais com “novas” tentações, que poucos acham que são realmente tentações, que com suas tentações mais clássicas.

O que quero dizer com isso é que às vezes o diabo está agindo sorrateiramente onde achamos que ele não está. Ficamos preocupados com as clássicas ações do diabo e esquecemos das novas estratégias empregadas por ele e sua corja.

Por exemplo, todos já conhecem a clássica tentação da pornografia. O diabo ainda age fortemente através dela. Mas tenho por certo que poucos se dão conta de que o diabo tem, por exemplo, agido dando-nos ocupações sem fim que, em um primeiro momento não têm nada de mal em si, mas que nos tiram da presença de Deus.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

Um clássico exemplo disso é o mal uso das redes sociais. Dizemos: Não temos tempo para orar, para ler a palavra, para servir a Deus! Mas temos tempo de sobra para gerenciar o Twitter, o Facebook, o Orkut. Trocamos nossa vida de comunhão com Deus pelo gerenciamento de redes sociais. Isso não te parece uma boa estratégia do maligno para afastar-nos de Deus? E esse é apenas um dos exemplos das modernas tentações do inimigo!

Por isso, creio que, mais do que nunca, precisamos estabelecer os pilares do relacionamento com Deus em nossas vidas e permanecermos firmes no Senhor, priorizando-o sempre. O diabo tem procurado atualmente minar os pilares da comunhão do crente com Deus e, para isso, tem lançado mão de táticas modernas. Uma delas, citada acima, tem buscado tirar de nós o tempo da oração, da leitura, da comunhão, do servir ao próximo e a Deus… mas existem outras muitas que têm o mesmo objetivo ou piores.

Ele quer que você continue acreditando que ele não está em determinadas coisas que são tão “legais” tão “boas”. Mas está em muitas delas!

Assim, creio que precisamos estar sensíveis não só para as clássicas tentações do inimigo, mas também às novas técnicas sorrateiras que têm destruído a vida espiritual de muitos crentes. Creio que cabe muito bem aqui o “velho”, mas atualíssimo conselho de Jesus Cristo: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26.41)

Atenção! O diabo pode estar agindo onde você acha que ele não está!