- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa ateu, ateísmo e teísmo?

Hoje, as palavras ateu, ateísmo e teísmo vêm sendo muito faladas nos meios de comunicação e também na Internet. Por esse fato, muitas pessoas as ouvem, mas não sabem bem exatamente o que essas expressões significam e nem o que significa uma pessoa dizer que é ateu ou ateia, ou que é teísta. Creio ser muito importante aprender o seu real significado para que possamos saber do que estamos falando e podermos dialogar com mais sabedoria.

O que é o ateísmo e o ateu? [1]O termo ateu significa “sem Deus”. O ateu é aquele que declara não crer na existência de um Deus e de nenhuma outra divindade sobrenatural. O ateu é totalmente descrente quando o assunto é Deus. Ele desconsidera qualquer coisa relacionada a Deus e busca, na maioria das vezes, explicações para os vários eventos “estranhos e complexos” acontecidos nesse mundo, na ciência.

Apesar de ser uma expressão relativamente moderna, já há menção de ateus na bíblia, no livro de salmos: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus.” (Sl 14. 1).

O ateísmo é uma corrente filosófica originada nos ateus. O ateísmo busca provar de diversas formas que Deus e nenhuma divindade existem. E é justamente aqui que surgem muitos conflitos dos teístas (aqueles que creem na existência de pelo menos um Deus) e dos ateístas (que não creem na existência de Deus nenhum).

O teísmo, como já foi mencionado acima, reúne aqueles que creem em um ou mais deuses. Entre os teístas estão, por exemplo, os cristãos (que creem em um só Deus) e os hinduístas (que creem em vários deuses).

Para nós que cremos em Jesus Cristo, o único Deus, cabe o conselho bíblico de como nos portarmos diante daqueles que ou não creem em Deus ou creem em vários deuses:

antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1Pe 3. 15)