- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Ensino dos 10 mandamentos: O que nos ensina o 1º mandamento?

Por André Sanchez

O que Deus quer nos ensinar no primeiro dos dez mandamentos?

O primeiro mandamento está em Êxodo 20. 3 e diz: “Não terás outros deuses diante de mim.”. Ele faz parte da primeira divisão que trata do relacionamento do homem para com Deus. É bastante interessante notar que logo no primeiro mandamento Deus ordena que o Seu povo O tenha como um Deus exclusivo, único. Essa ordenança de Deus mostra o zelo especial que Ele tem com o relacionamento que devemos ter com Ele.

Vou analisar esse mandamento destacando três expressões da frase:

Qual o ensinamento do primeiro mandamento? [1]1- “Não”

Apenas para deixar claro, a frase se inicia com um sonoro “não”. Isso significa que se trata de um mandado, uma ordem, e não um simples desejo ou aspiração de Deus para o seu povo. Esse “não” iniciando a frase, serve para que fiquemos atentos, pois aquilo que Deus vai falar é ordem!

2- “Não terás outros deuses”

Esse termo usado por Deus é amplíssimo, pois nos faz refletir a respeito de tudo aquilo que é “outro deus” em nossa vida. A idolatria está em foco aqui, mas não somente ela, já que existem muitas outras formas de termos outro deus no lugar de Deus: A idolatria já tão conhecida; o egoísmo e a soberba que nos faz sermos nosso próprio deus; o ateísmo que promove o desprezo por Deus; a troca que fazemos quando confiamos em coisas ou pessoas e não em Deus… Além dessas, certamente podemos enumeras outras milhares de formas que o ser humano inventou para colocar seu Criador em segundo plano, descumprindo a Sua vontade.

Assim, qualquer coisa que assuma o lugar de Deus em nossa vida, seja em termos de prioridade, em termos de adoração, em termos de confiança, em termos de amor, em termos de fé… é ter outro deus e, portanto, fere o primeiro mandamento. Interessante notar que uma das tentações que o diabo oferece a Jesus, requeria justamente que Jesus se prostrasse e o adorasse, fazendo-o quebrar o primeiro mandamento: “Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” (Mt 4. 8).

3- “Não terás outros deuses diante de mim.”

A frase “diante de mim”, em minha opinião, mostra claramente que Deus é um Deus zeloso e presente naquilo que acontece nesse mundo. Assim, aqueles que o substituírem por outro deus, o farão diante de sua vista, O rejeitarão face a face, pois Ele está vendo e acompanhando todas as coisas, todas as vidas, por mais escondida que possa ser essa troca de prioridade. Não há como enganá-Lo nessa questão.

Conclusão

Assim, concluo que no primeiro mandamento Deus ensina uma exclusividade de adoração e dedicação a Ele. Além disso, mostra que não aceita ser o segundo e nem dividir a Sua glória com nada nem ninguém. E também fica evidente que a quebra desse mandamento é bastante prejudicial ao ser humano, pois desordena aquilo que Deus colocou em ordem: nossa adoração exclusiva a Ele.