- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Nova série: Ensinos dos 10 mandamentos

Por André Sanchez

Hoje inauguramos mais uma série de artigos aqui no blog. Estaremos trazendo toda sabedoria e instrução que Deus quis nos passar através dos 10 mandamentos. Iniciaremos esse estudo falando um pouco a respeito das circunstâncias da comunicação desses 10 mandamentos, de alguns detalhes sobre sua comunicação e suas divisões.

Ensinos dos 10 mandamentos, tábuas da lei [1]Os 10 mandamentos foram dados por Deus ao povo israelita uns 3 meses após eles terem sido libertos da escravidão no Egito, liderados por Moisés (Ex 19. 1). O local onde os 10 mandamentos foram revelados ao povo foi o famoso Monte Sinai (Ex 19. 1), o mesmo monte onde Moisés foi chamado por Deus através de uma sarça que queimava e não se consumia (Ex 3. 1-2).

Um dos detalhes mais fantásticos sobre os 10 mandamentos é que eles foram pronunciados pelo próprio Deus e todo o povo naquele deserto ouviu as palavras do Senhor. “Então, falou Deus todas estas palavras” (Ex 20.1).

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

A voz de Deus veio acompanhada de muitas manifestações extraordinárias da natureza: “E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o clangor da trombeta ia aumentando cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão. (Ex 19. 17-19).

Deus, então, comunica os 10 mandamento em Ex 20. 1-17. Porém, a voz de Deus comunicando os 10 mandamentos foi tão poderosa, que o povo temeu a Sua voz, e pediu para que Moisés falasse com eles ao invés do Senhor (Ex 20. 19).

Algum tempo mais tarde Deus escreveu todas as palavras dos 10 mandamentos em duas tábuas de pedra, que foram dadas a Moisés. Essas pedras são chamadas de Tábuas do Testemunho (Ex 31. 18). Essas duas primeiras tábuas foram quebradas por Moisés ao ver que o povo tinha feito um bezerro de ouro e o estava adorando, enquanto ele estava no monte recebendo de Deus as tábuas com os 10 mandamentos (Ex 32. 19). Mais tarde Deus escreveu novas tábuas com os 10 mandamentos e as entregou ao povo (Ex 34. 1).

Os 10 mandamentos são divididos em 2 partes:

Mandamentos de 1 a 4: São mandamentos relacionados com o relacionamento do homem para com Deus. Deus comunica aos seus servos como Ele quer que seja nosso tratamento para com Ele.

Mandamentos de 5 a 10: São mandamentos relacionados com o relacionamento do ser humano com o seu próximo. Deus comunica aqui Sua vontade nas relações entre as pessoas.

No próximo artigo iniciaremos o estudo de cada um dos mandamentos. Não perca!