- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa filho de Davi?

Na Bíblia Sagrada, Jesus Cristo recebe uma série de títulos, de nomes, de designações interessantes que tem a ver com aquilo que ele é e também com sua missão de vida e missão espiritual quando veio ao mundo. Em vários textos bíblicos vemos a expressão filho de Davi sendo citada. Em uma das citações ela se refere a Jesus Cristo, mas em outra ela tem outro significado. Vejamos:

O que significa filho de Davi? [1]

O que significa filho de Davi?

(1) A designação dos filhos do rei Davi. Ou seja, os filhos de sangue de Davi. “Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se no seu reino, e o SENHOR, seu Deus, era com ele e o engrandeceu sobremaneira.” (2 Crônicas 1. 1). “Tinha Absalão, filho de Davi, uma formosa irmã, cujo nome era Tamar. Amnom, filho de Davi, se enamorou dela.” (2 Samuel 13. 1).

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

(2)  Título do Messias (Jesus Cristo) que era da descendência do rei Davi. Jesus Cristo é designado nos evangelhos como sendo o Messias prometido no Antigo Testamento, que viria da descendência de Davi. “Livro da genealogia de Jesus Cristo [8], filho de Davi, filho de Abraão.” (Mateus 1. 1). Jesus, assim como Davi, era Rei, com a diferença de que o reinado de Jesus não terá fim, pois Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores.

Leia também: o que significa reino de Deus e reino dos céus? [9]

Por vários momentos Jesus foi chamado por esse título. Destaco o exemplo do cego Bartimeu que “enxergou” o que muitos não quiseram enxergar: “e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Marcos 10. 47).

Esse título que Jesus recebe, ligando-o ao rei Davi por meio da descendência, é muito importante, pois deixa claro que as promessas de Deus de que daria ao seu povo um rei vindo de Davi foram claramente cumpridas em Jesus Cristo!