- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Deus só está presente onde estão dois ou três reunidos?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Em Mateus 18:20 diz que “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Sempre achei esse versículo esquisito, pois dá a impressão que quando a gente está orando (sozinha), Ele não estará presente, nem nos ouvirá. Deus só está mesmo presente quando tem duas ou três pessoas?

Cara leitora, a confusão na interpretação desse versículo está em tirá-lo do seu contexto (o que vem antes e o que vem depois de um texto) [2]. Lendo o contexto vemos mais claramente o significado dele e conseguimos realmente entender o que Jesus quis ensinar ali (Mateus 18:15-20):

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Deus só está presente onde tem dois ou três reunidos?

(1) Se você observar os versos 15 a 20, verá que eles tratam de um processo de disciplina na igreja. Eles falam de uma busca de reconciliação de dois irmãos, onde um pecou contra o outro:

“Se teu irmão pecar contra ti, vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão” (Mateus 18:15)

O primeiro passo dessa reconciliação é uma conversa pessoal como vemos no verso 15. Diante de uma negativa de reconciliação, era necessário avançar com mais alguns passos a serem feitos.

O verso 16 mostra que, pela lei dos judeus, havia a necessidade de, no mínimo, duas ou três pessoas para que um depoimento de uma questão tivesse validade. Isso se dava se a conversa de forma pessoal não desse resultado para a resolução da questão:

“Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça” (Mateus 18:16)

(2) Veja que o texto ainda prevê o caso dessa pessoa não escutar nem esses dois ou três que estão ali tentando ajudar a resolver a causa. Nesse caso a questão deveria ser tratada com a igreja:

“E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:17).

Nesse caso, esgotadas as possibilidades, Jesus manda considerar essa pessoa alguém fora da fé, ou seja, alguém que não deseja o perdão e a paz, portanto, alguém que não tem como participar da igreja do Senhor!

(3) Assim, na sequência Jesus explica (note como o verso começa com uma palavra explicativa “porque”: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18:20).

Quando duas ou mais pessoas se reúnem no nome de Jesus, em obediência à Sua palavra, têm a autoridade vinda de Deus para a solução de questões!

O foco desse texto é a solução de uma “demanda” entre irmãos na igreja. Isso mostra que Deus está no meio do Seu povo, conferindo-lhe sabedoria e autoridade, quando estes se reúnem em Seu nome.

(4) Assim, a presença de Deus, junto com a obediência das pessoas na condução da disciplina ao irmão que precisa rever sua posição errada, confere autoridade naquilo que eles estão fazendo.

Esse é o significado focado nesse texto. A presença de Jesus confere validação à atividade “judicial” da igreja no tratamento da demanda.

Porém, não vejo nada de errado em pensar nesses dois ou três reunidos como a igreja de Jesus reunida com Ele abençoando-a e agindo no meio dela, pois Ele está ali.

O que está errado é achar que isso é uma regra que estipule que Deus está presente apenas onde temos dois ou mais reunidos em Seu nome.

É importante que fique claro que esse não é o significado do texto discutido dentro do contexto apresentado na Bíblia.

Lembre-se que Deus é onipresente [6], o que significa que Ele está em todos os lugares!