- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Comer comidas que usam sangue de animais é pecado?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: A Bíblia diz em alguns textos que é proibido comer sangue, mas isso me parece que era no Velho Testamento. Minha dúvida é se hoje em dia comer sangue de animais é pecado? Sendo que a carne é entremeada de sangue? Adianto que como esse tipo de comida, mas gostaria de uma explicação bíblica para ter argumentos se devo parar ou continuar.

Cara leitora, a lei sobre não comer sangue de animais puros foi dada por Deus aos israelitas. E muitas pessoas ficam perdidas se essa lei ainda vale hoje em dia, mesmo nos tempos da graça, após a vinda de Jesus.

Nesse estudo iremos analisar cada detalhe e vou te mostrar que sim, podemos comer esse tipo de comida com sangue sem qualquer problema!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Comer comidas que usam sangue de animais é pecado?

(1) O principal objetivo dessa lei era a de o povo respeitar o sangue dos animais, pois eles eram dados como expiação dos pecados do ser humano:

“Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida” (Levítico 17:11).

Diante desse objetivo, Deus proíbe os israelitas de se alimentar com qualquer tipo de sangue: “Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: nenhuma alma de entre vós comerá sangue, nem o estrangeiro que peregrina entre vós o comerá” (Levítico 17:12).

(2) Além disso, as leis sobre as restrições alimentares também visavam diferenciar o povo de Deus (os israelitas), dos gentios (os outros povos).

Nesse sentido, o povo devia ser santo (separado, consagrado ao Senhor), obedecendo todas as Suas leis.

Inclusive, além de leis alimentares, tínhamos outras que também promoviam essa diferenciação. Veja, por exemplo, que até mesmo aspectos de aparência foram abordados na lei:

“Não farão calva na sua cabeça e não cortarão as extremidades da barba, nem ferirão a sua carne” (Levítico 21:5).

(3) Mas por que comer sangue não é pecado em nossos dias, após a vinda de Jesus Cristo? A restrição de comer sangue cai por terra quando Jesus suspende as restrições alimentares a partir da nova aliança de Seu sangue, a aliança da graça que agora incluí os gentios.

Agora, Cristo é o Cordeiro de Deus que derramou seu sangue. Não existem mais animais que dão seu sangue (vida) pelos nossos pecados! Após o sacrifico pleno e perfeito de Cristo, não existe mais o sistema sacrificial usando animais.

Por isso, agora não há mais necessidade dessa diferenciação, pois os gentios são incluídos na aliança e os animais não são mais usados como substitutos do ser humano pecador!

(4) Temos 4 textos bíblicos no Novo Testamento que são importantes sobre esse assunto e que nos ajudam a compreender melhor essa questão:

Jesus já prepara o terreno para a nova realidade. Ou seja, as leis alimentares não mais seriam necessárias na nova aliança de Seu sangue:

“…porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele [Jesus] puros todos os alimentos (Marcos 7:19).

(5) Um dos textos mais diretos a respeito dessa questão é a visão de Pedro, onde ele vê diversos animais impuros e Deus manda que ele mate e coma (Atos 10:11-13).

Pedro diz não, pois ele seguia as leis alimentares do Velho Testamento. E veja o que Deus responde a ele na visão: “Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum” (Atos 10:15).

Pedro compreendeu na visão que poderia estar com gentios (que eram considerados impuros) e, claro, estando com eles, comeria com eles, partilharia muitas coisas que a lei antiga consideraria impura, mas não mais eram em Cristo:

“a quem se dirigiu, dizendo: Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo” (Atos 10:28).

(6) Já em Romanos 14:1-6 o Apóstolo Paulo fala um pouco sobre a questão das restrições alimentares e preocupações excessivas com certos alimentos e compara as pessoas presas a elas como ainda “fracos” na fé ou com uma fé ainda frágil:

“Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu” (Romanos 14:2-3).

(7) Aos servos de Deus da igreja de Colossos, que eram pessoas muito criticadas por grupos de judeus por não seguirem as leis do Velho Testamento, já que aprenderam sobre a nova aliança, veja o que Paulo escreveu:

“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir…” (Colossenses 2:16-17).

Vemos aqui que a questão da “comida” (como vista na lei) é colocada como sombra de algo maior que viria: Jesus Cristo e a plenitude da graça. A questão sobre comer sangue está incluída aqui.

(8) Alguns usam O texto de Atos 15:28-29 para embasar que devemos nos abster de comer sangue, porém, nesse texto vemos apenas uma medida de bom senso visando uma conciliação entre gentios e judeus.

“Atos 15: 28-29 Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde”

Os judeus convertidos deveriam respeitar os gentios convertidos, pois eles, em Cristo, não tinham a obrigação de obedecer aos aspectos cerimoniais da lei.

Por sua vez, os gentios não deveriam desrespeitar os judeus que ainda viviam alguns aspectos cerimoniais da lei.

Assim, foi feito um acordo para que alguns itens fossem respeitados por todos. Foi algo pontual, focando as principais divergências que eles tinham à época.

(9) Hoje, portanto, superada essa fase, não é proibido ao cristão comer comidas onde o sangue é usado como matéria prima do prato.

As leis sobre comer sangue tiveram seu uso mas hoje, em Cristo, não mais estão em vigor, antes, foram cumpridas no sacrífico do Senhor Jesus!