- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que é a bênção apostólica e onde ela está na Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu sou novo na igreja e no culto do domingo percebi que o pastor, logo quando termina o culto diz umas palavras bonitas. Perguntei a um colega da igreja e ele me disse que aquilo se chamava bênção apostólica. Eu gostaria mais de saber mais sobre ela. Onde encontramos a bênção apostólica na Bíblia?

Caro leitor, realmente grande parte das igrejas evangélicas tem esse costume de impetrar uma bênção ao final dos seus cultos ao Senhor. Existem pelo menos duas formas de bênção apostólica. Veja os detalhes de cada uma e a função delas e, claro, onde encontramos a respeito delas na Bíblia Sagrada:

O que é a bênção apostólica e onde eu a encontro na Bíblia? [2]

O que é a bênção apostólica e onde se encontra na Bíblia

(1) Na visão protestante, bênção apostólica é o uso que alguns pastores fazem de um texto muito bonito escrito pelo apóstolo Paulo: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2 Corintios 13. 13).

É bastante comum, ao final dos cultos, os pastores impetrarem essa bênção sobre a igreja [3]. É uma tradição já bastante antiga. Essa bênção apostólica não é um mandamento bíblico, pois o texto bíblico é apenas a finalização da carta de Paulo aos Coríntios com essa bênção àqueles crente. Ou seja, seu uso é opcional, não uma obrigação. Conheço pastores que a usam, e conheço outros que dão essa bênção de outra forma com outras palavras. Eu, pessoalmente, gosto do uso desse texto, pois ele é muito rico de significados e é muito bonito também!

Leia também: Para receber as bênçãos de Deus eu preciso fazer sacrifícios financeiros? [5]

A bênção sacerdotal

Outro texto que também é muito usado como um tipo de “bênção apostólica” ao final de cultos, é o que está registrado em Números 6:24-26, e que também é chamado de bênção sacerdotal. Esse texto foi dito por Moisés ao povo de Israel, que os abençoou, dizendo: “O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz”

Assim, nesse primeiro caso, a finalidade da bênção apostólica é uma bênção sobre a igreja, uma oração a Deus em favor de Seus servos. Não há nada de mirabolante ou mágico nas palavras do pastor quando profere essa bênção, por isso, qualquer superstição sobre ela é um erro.

A bênção apostólica que não é bíblica

(2) Alguns homens que se denominam apóstolos têm criado “bênçãos e unções” e chamado-as de bênção apostólica. São bênçãos especiais que só eles podem dar e que, em muitos casos, exigem da pessoa algum tipo de “contribuição” financeira. Essas “bênçãos”, às vezes, vêm em forma de unções extravagantes que demonstrariam que a pessoa estaria recebendo algo de Deus vindo das mãos do tal apóstolo.

Esse tipo de “bênção apostólica” tem a única serventia de enganar as pessoas, de cegá-las para a verdade da palavra de Deus, de fazê-las praticamente idolatrar o seu todo-poderoso “apóstolo”. Assim, a sua finalidade não é correta, é contrária à palavra de Deus. Nada parecido encontra embasamento nas sagradas escrituras.