- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa Velho Testamento e Novo Testamento?

Como você já deve ter percebido, a Bíblia como a conhecemos hoje, é divida em dois grandes grupos de livros: O Antigo e o Novo Testamento. Para compreendermos o significado desses nomes, precisamos saber que a palavra “testamento” quando utilizada para designar esses dois grupos de livros, significa “aliança” (pacto, contrato, concerto).O que significa antigo testamento e novo testamento na Bíblia? [1]

Detalhes sobre o Antigo Testamento e o Novo Testamento

O Antigo Testamento, além de descrever detalhes sobre a criação do mundo, descreve principalmente a aliança de Deus com o povo de Israel. Deus fez um pacto com esse povo, e esse pacto e todos os seus pormenores estão descritos em todo o Antigo Testamento. Nele também vemos a indicação de Deus de um pacto ainda maior que alcançaria todas as nações através da vinda de um Messias (Veja aqui o que significa Messias [2]). Assim, esse testamento descreve claramente detalhes sobre essa vinda.

O Antigo Testamento é constituído por 39 livros (vai de Gênesis a Malaquias)

Os reformados (evangélicos) admitem como inspirados 39 livos desse testamento. Já na Bíblia católica temos pelo menos mais oito livros que eles admitem e alguns acréscimos a outros livros (Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Barucque, A Epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel).

No entanto, entendemos que esses oito livros, que chamamos de livros apócrifos, não devem fazer parte do cânon sagrado, pois a maioria teólogos judeus (povo que escreveu esse testamento e o preservou) não aceitam esses livros como inspirados, além deles não atribuírem a si a inspiração divida, não terem sido considerados por Jesus e seus discípulos e nem terem sidos citados no Novo Testamento, fora os erros doutrinários absurdos contidos neles.

O Novo Testamento é constituído por 27 livros (vai de Mateus a Apocalipse)

Já o Novo Testamento é inaugurado com a vinda do Messias, Jesus Cristo. Nessa nova aliança vemos Cristo dando Sua vida para a salvação dos que creem (tanto os do povo de Israel quanto as pessoas de outras nações) e inaugurando a igreja, que foi depois continuada pelos apóstolos. Vemos ainda no Novo Testamento a indicação clara da segunda vinda de Jesus Cristo para selar plenamente a “aliança”. Isso se dará através do fim dos tempos, do juízo final.

Dentro dos dois Testamentos temos algumas subdivisões importantes. (veja imagem abaixo):

Divisão dos livros do Antigo Testamentovelho testamento, divisão dos livros [9]

Divisão dos livros do Novo Testamentonovo testamento, divisão dos livros [10]