- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

#VocêPergunta: o que é pecado original e por que eu o herdei?

pecado original, queda, herança do pecado, adão, eva [1]

#VocêPergunta: Ontem ouvi no culto que todos nós herdamos o pecado original. O que significa esse negócio de pecado original e por que eu o herdei?

Cara leitora, para que você compreenda bem essa questão, precisamos relembrar a forma como Deus fez as coisas no início de tudo, na fundação do mundo. Deus criou Adão e Eva, não como meros seres humanos, mas como representantes de toda a raça humana que viria deles. E como representantes, eles tinham a responsabilidade de obedecer a Deus para que seus descendentes fossem abençoados. Se Adão e Eva não tivessem pecado, gerariam uma geração igualmente sem pecado.

Mas sabemos que não foi isso que aconteceu. Adão e Eva pecaram, pois desobedeceram a Deus. Foi o primeiro pecado da história. Esse primeiro pecado a entrar no mundo, e todas as suas conseqüências é chamado de pecado original.

Foi dele que se originaram todos os outros pecados. Quando Adão e Eva pecaram, trouxeram a culpa sobre si, além de terem corrompido a sua natureza, trazendo para suas vidas uma total indisposição para o bem e uma inclinação muito forte em direção ao mal. Trouxeram também sobre si e sobre a sua posteridade as conseqüências terríveis do pecado.

Esse pecado original foi transmitido a todos os homens. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5. 12). Ou seja, todos nós somos culpados, pois todos nós somos pecadores.

Adão e Eva, culpados pelo seu pecado e agora totalmente corrompidos por ele, não tinham condições de gerar descendentes sem pecado. A natureza deles agora era pecaminosa, assim, todos que vieram deles (todos nós) herdamos essa natureza pecaminosa. É uma espécie de “transmissão genética”. Mas isso não quer dizer que o pecado tem um domínio irresistível sobe nós. Quando pecamos, fazemos isso em desobediência a Deus. Cada um é culpado perante Deus pelo seu pecado. Não somos melhores do que Adão e Eva, somos iguais a eles.

E na sequência dessa questão, vemos Deus providenciando uma solução para a natureza pecaminosa do homem. Essa solução chama-se Jesus Cristo. Só Ele pode nos perdoar e nos reconciliar com Deus. “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.” (1Co 15. 22).