- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Maus se dando bem e justos angustiados

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Série sabedoria dos provérbios (Por André Sanchez)

maus se dando bem, bons sofrendo, justiça, deus, justo, prosperidade do mal [2]“O justo é libertado da angústia, e o perverso a recebe em seu lugar.” (Pv 11. 08)

Já aconteceu de você ver alguma pessoa má e perversa se dando bem na vida? Ou vivendo como se estivesse no paraíso, tranquila, sem grandes preocupações? Creio que todos nós já lamentamos essa situação e questionamos o porquê disso acontecer. E o oposto a isso? Pessoas justas, corretas e dignas enfrentando grandes sofrimentos na vida, sofrendo privações, violências, etc? Com certeza vemos todos os dias esse tipo de situação.

No entanto, essa análise superficial que fazemos pode nos levar a uma interpretação errada da atuação de Deus na história, impondo a Deus [a inverdade] de um caráter injusto. Vejamos o que a sabedoria de provérbios tem a nos dizer sobre essa questão:

“O justo é libertado da angústia…” (Pv 11. 08). Sem dúvida, o justo será liberto ainda nessa vida de muitas situações de angústia, mas não de todas. A libertação plena acontece quando Deus julgar todas as coisas, no fim, na volta de Jesus Cristo. Vemos a realidade da libertação plena do justo à luz da eternidade. A angustia para o justo é algo temporário. No céu não existirá angustia. “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” (Ap 21. 4)

A sabedoria dos provérbios continua: “…e o perverso a recebe em seu lugar.” (Pv 11. 08). Quando o justo passa por angústias deve considerar o caráter momentâneo delas em sua vida. Porém o perverso, ainda que nessa vida não passe por tantas angústias, a receberá de forma eterna. Para o perverso o julgamento final de Deus inaugura um tempo eterno de sofrimento angustiante. “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mt 25. 41)

Assim, percebemos que, na verdade, o perverso, mesmo que aparentemente “se de bem” nessa vida, não está se dando bem coisa nenhuma. Já o justo, ainda que passe por sofrimentos, está sim se dando bem no final das contas, pois é amparado por Deus. Todos verão essa realidade plenamente quando da volta do Senhor Jesus Cristo. Porém, os que creem já enxergam essa realidade pela fé, aqui e agora!

Leia mais da sabedoria dos provérbios: