- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Jesus doou Seu sangue. E você, doa sangue?

Por André Sanchez
Esboços de Utilidade Pública
Jesus, doação de sangue, doador, amor, atitude [1]

Sem dúvida alguma Jesus Cristo foi o primeiro doador de sangue. Sim, Ele deu o Seu sangue para salvar vidas. Tomou essa decisão livremente e por amor. “no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Ef 1. 7)

Uma das formas mais abençoadoras que temos a nossa disposição para abençoar as pessoas é sermos doadores de sangue. Sou doador há 10 anos e posso testemunhar a importância desse ato e a facilidade de fazê-lo. Mas como eu viro um doador de sangue?

Ame e tome atitude – A primeira coisa a fazer é amar e decidir-se. Faça isso baseado no amor pelas pessoas. O sangue doado é usado em pessoas que realmente precisam. São acidentados, pessoas que vão fazer alguma cirurgia, pessoas que estão com doenças graves, etc. Todas essas pessoas dependem desse sangue para viver.

– Invista em você e no seu futuro: Conheça o Curso 24 horas, clique aqui [2]

Tome nota de quem pode doar– Para doar a pessoa deve ter idade de, no mínimo, 18 anos completos e, no máximo, 65 anos. Algumas doenças impossibilitam a pessoa ser doadora, tais como doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, auto-imune, diabetes tipo I, diabetes tipo II com lesão vascular, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [3]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [4]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [5]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [6]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [7]
- Outros Materiais (Comece aqui) [8]

Como fazer a doação– Primeiro localize o hemocentro mais próximo de sua casa. Leve seus documentos. Chegando lá a atendente fará um cadastro rápido. Após esse cadastro você será chamado para uma sala onde será feito um teste rápido para saber se você tem anemia. É feito um furinho minúsculo em um dos dedos e coleta-se uma gota de sangue. Também medem a pressão arterial, o pulso e o peso dos candidatos a doação.

Estando tudo certo a pessoa é chamada a uma sala para uma entrevista confidencial. Nessa entrevista serão feitas perguntas importantes e também haverá espaço para tirar dúvidas sobre a doação. Passando por essa entrevista a pessoa é chamada à sala de doação.

Aqui entra o maior pânico das pessoas: a agulha. Não se preocupe com ela. As pessoas transformam a agulha em um monstro, mas ela não é. Aqui na minha cidade os hemocentros já aplicam uma pequena anestesia antes de colocar a agulha. A dor, com ou sem anestesia, é mínima. Diante da ajuda que está sendo prestada ao próximo a agulha é um fator insignificante.

Passados uns 5 a 7 minutos, que é tempo médio da doação, tudo está terminado. Pronto, você salvou uma vida ou amenizou muito o sofrimento de alguém. Você saí da sala e toma um belo lanche para repor as energias. Valeu muito à pena, você irá pensar logo após sair da sala.

Saindo do hemocentro é hora de programar sua próxima doação. Homens podem doar a cada 2 meses (com, no máximo, 4 doação por ano) e mulheres podem doar a cada 3 meses.

Tome coragem, seja um doador, assim como Jesus o foi! O que te impede de fazer esse bem?

Se quiser mais informações sobre doação de sangue, entre no site da Fundação Pró-Sangue, clique aqui [9]

Veja outros artigos interessantes: