- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Que nota você tiraria se fosse você no lugar deles?

Por André Sanchez

prova, provações, Jesus, Experimentar, fé, vitória, derrota, vencer, perder [1]

Leitor, se eu quisesse medir o seu conhecimento teórico da Bíblia, certamente poderia aplicar-lhe uma prova com algumas perguntas, tipo: o que significa remissão de pecados? O que significa santificação? O que significa salvação? O que é exercitar a fé? Etc. Através de suas respostas poderia dar-lhe uma nota a respeito do seu conhecimento teórico das verdades Bíblicas. Mas e se eu quisesse medir a sua prática da Bíblia? Como poderia medir isso?

Jesus dava muitas lições teóricas aos seus discípulos, principalmente através de parábolas. No entanto, Jesus também gostava de avaliar como andava a parte prática de seus discípulos. Ele costumava fazer isso através de provas que aplicava na sala de aula da vida.

Numa dessas provas, Jesus inicia propondo algo até descabido aos seus alunos: “Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem.” (Mc 4. 35).Jesus queria atravessar o Mar da Galiléia, de noite, num horário pouco oportuno. Mas era esse o cenário de testes que Jesus queria preparar para seus discípulos.

– Dica: Invista em você: Conheça o Curso 24 horas, clique aqui [2]

Para complicar ainda mais a situação, uma tempestade os pegou no meio do trajeto. “Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água.” (Mc 4. 37).Uma situação desesperadora se formou de uma hora para outra.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [3]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [4]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [5]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [6]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [7]
- Outros Materiais (Comece aqui) [8]

O mais interessante é que o Filho de Deus, Jesus Cristo, nesse momento extremamente difícil, dormia profundamente. “E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro…” (Mc 4. 38)

O cenário da prova estava armado. Uma situação difícil montada diante dos discípulos para medir a fé que tinham no cuidado de Deus, em Seu amor, em Sua providência.

Infelizmente falharam, tiraram zero na prova.

Ao acordar Jesus, vemos a atitude de descrença deles: “…eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?” (Mc 4.38). Ao invés de clamar a Deus, preferiram murmurar, desconfiar, cobrar Jesus. Ao invés de crer no cuidado de Deus, em Seus propósitos, em Seu amor e exercer a fé, preferiram a covardia e a descrença. Pressionando daquela forma a Jesus, certamente achavam que Deus dormia! A fé deles não foi posta em prática.

Após dar jeito em toda a situação, mandando ventos e mar acalmarem-se, Jesus olha para os seus discípulos e diz: “Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?” (Mc 4. 40). Jesus os cobra da prática da fé. Certamente, pelo tempo de convivência e ensino dispensado por Jesus a eles, já havia uma boa base teórica em suas mentes, mas Jesus mostra que teoria sem prática não é nada. Cadê a pratica de vocês? Cobra Jesus.

Todos nós, mais cedo ou mais tarde, também passaremos por provas práticas visando nos experimentar. Por isso, é bom estarmos preparados e fortalecidos, pois só assim, conseguiremos tirar uma boa nota nas provas práticas da vida.

Que nota você tiraria se fosse você no lugar dos discípulos? Que nota você tem tirado nas provas da vida?

Veja outros artigos interessantes: