- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa sofisma na Bíblia Sagrada?

Sofisma é uma palavra  quenos descreve algo muito importante e que devemos considerar em todos os instantes da nossa vida. A Bíblia, desde o seu início, nos orienta a tomarmos cuidado com aquilo que vemos e ouvimos neste mundo. Nem tudo que nos é apresentado representa a verdade e o verdadeiro caminho a seguir.

O que significa sofisma na Bíblia Sagrada? [1]

O que significa sofisma na Bíblia Sagrada?

Você já ouviu aquele velho ditado: “parece, mas não é”? Esse ditado se refere a coisas que têm aparência de corretas, mas que são como que maquiadas. Um dos textos bíblicos mais conhecidos que fala sobre essa realidade é “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14. 12)

Sofisma significa um argumento que [parece] correto, mas que é enganoso, que leva ou induz ao erro. Na Bíblia temos uma menção dessa palavra em 2 Coríntios 10. 4: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas”.

Os reis dos sofismas são o diabo e os seus enviados. Veja como a Bíblia aponta para a ousadia dele em enganar as pessoas com coisas que parecem verdades: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.” (2 Coríntios 11. 14). Nesse mundo existem pessoas especializadas em enganar com sofismas: “pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos.” (Marcos 13. 22)

Por isso, os sofismas devem ser desmascarados e anulados, pois são prejudiciais à nossa vida em todos os sentidos. Um exemplo de sofisma muito difundido nos últimos dias foi o argumento de que o inferno não existe e que todos irão ser salvos no final das contas. Parece um argumento bom e aceitável, mas é um sofisma, principalmente porque contradiz o que a Bíblia diz e, mais ainda, porque faz as pessoas acreditarem que será assim, fazendo-as negligenciar a busca de sua salvação.

Os sofismas são muito perigosos! Fique alerta!