- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa hebreus, israelitas e judeus na Bíblia?

Você Pergunta: Eu me confundo um pouco quanto aos vários povos mencionados na Bíblia. Por exemplo, quando se menciona Hebreus, Israelitas, Judeus, Saduceus, etc. Esses são povos diferentes? Ou são o mesmo povo? Poderia me explicar isso com detalhes para eu entender?

Cara leitora, muitos povos realmente são mencionados na Bíblia e é preciso atenção e um estudo detalhado para que consiga identificá-los corretamente. Nesse estudo vou te ajudar a entender sobre os hebreus, israelitas e judeus de uma forma correta.

O que significa hebreus, israelitas e judeus na Bíblia? [1]

O que significa hebreus, israelitas e judeus?

Na verdade os três termos correspondem ao mesmo povo. Hebreus, israelitas e judeus são nomes dados ao povo que na Bíblia é descrito como povo “escolhido de Deus” ou mesmo em algumas passagens como “povo de Deus”. Alguns homens que conhecemos bastante fizeram parte desse povo: Abraão, Moisés, Davi e até Jesus Cristo [2]. Bom, vamos então explicar com um pouco mais de detalhes cada uma dessas três expressões:

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [3]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [4]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [5]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [6]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [7]
- Outros Materiais (Comece aqui) [8]

Hebreus:

É uma designação que foi aplicada inicialmente a Abraão e seus descendentes. Abraão foi quem deu início a esse povo. A primeira pessoa a ser chamada de hebreu na Bíblia foi o próprio Abraão. “Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu…” (Gênesis 14. 13). Até o momento em que Deus mudou o nome de Jacó, filho de Isaque, esse povo (ainda pequeno) era chamado de povo hebreu.

Israelitas:

Após o encontro de Jacó, filho de Isaque, com Deus, Este lhe mudou o nome para Israel, e a partir daí esse povo também começou a ser chamado de israelitas. Isso se deu com os descendentes dos 12 filhos de Israel (Jacó), que geraram as famosas 12 tribos de Israel. Até aqui existem dois nomes para o mesmo povo (hebreus e israelitas). A primeira vez que foram chamados de Israelitas na Bíblia está em Êxodo 1:11: “E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés”

Leia também: O que significa 12 tribos de Israel? [9]

Judeus: 

Muito tempo se passou e depois que o povo (hebreus / israelitas) voltou do cativeiro [10] (lá na ápoca dos reis de Israel), a maioria dos que voltaram era da tribo de Judá, e ficou corrente chamar esse povo de judeus. O termo “judeus” também é usado para designar os seguidores do judaísmo hoje em dia. O primeiro texto bíblico que menciona os judeus é 2 Reis 16:6: “Naquele tempo, Rezim, rei da Síria, restituiu Elate à Síria e lançou fora dela os judeus; os siros vieram a Elate e ficaram habitando ali até ao dia de hoje”.

Hoje, os descendentes que ainda restam desse povo são comumente chamados de judeus. Os nomes hebreus e israelitas são bem pouco usados em nosso tempo.