- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa Alfa e Ômega na Bíblia Sagrada? Veja neste estudo

Você já leu em algum trecho da Bíblia a expressão alfa e ômega? Certamente já ouviu falar. Para entender algumas expressões que aparecem na Bíblia, às vezes temos de compreender mais a fundo a cultura, a língua e até a geografia da época. Nesse caso, iremos buscar compreensão usando uma das línguas que era falada na época e com a qual foi escrito o Novo Testamento.

O que significa alfa e ômega na Bíblia Sagrada? [1]

O que significa alfa e ômega na Bíblia?

A expressão “Alfa e Ômega” aparece apenas em trechos no livro de Apocalipse. Veja um desses trechos: “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Apocalipse 1. 8).

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

Para entendermos bem o significado da expressão, precisamos saber que alfa e ômega são duas letras do alfabeto grego (a língua em que foi escrito o Novo Testamento e a língua mais falada nessa época): Alfa (A / α) – Ômega (Ω / ω).O detalhe interessante é que alfa é a primeira letra do alfabeto grego e ômega é a última letra. Isso já nos ajuda a compreendermos melhor a expressão bíblica.

Assim, essa expressão quando aparece na Bíblia, por exemplo, nesse texto: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Apocalipse 22. 13), significa que Deus está falando de Sua eternidade e soberania. Deus é o início de tudo (Alfa) e irá terminar tudo (Ômega). Ele é o governante soberano e eterno sobre todas as coisas desde sempre. Vemos isso claramente nas profecias em Apocalipse e em dezenas de outros textos bíblicos, dos quais destaco o abaixo:

“Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” (Colossenses 1. 17).

No livro do profeta Isaías vemos algo parecido com a expressão Alfa e Ômega no grego, mas na língua hebraica e mais focada no significado com relação a Deus ser eterno e soberano sobre tudo e todos: “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.” (Isaías 44. 6).