- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Batismo, o que realmente significa na Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

O batismo com toda certeza é algo conhecido por quase todas as pessoas. No entanto, com certeza, não entendido corretamente em seu sentido bíblico pela maioria delas. Há muita confusão a respeito do real sentido do batismo, por isso, com este artigo esperamos elucidar de forma simples algumas dessas dúvidas.

A mais importante informação sobre o batismo cristão, é que ele foi instituído por Jesus Cristo: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mateus 28. 19-20)O que significa batismo? [2]

Batismo, o que significa na Bíblia?

Batismo significa um ato no qual se usa a água como símbolo da purificação que já aconteceu na vida de uma pessoa, ou seja, alguém é alcançado por Deus, arrepende-se de seus pecados, é purificado, justificado por Jesus pela fé e, então, se torna Seu discípulo. Essa é a transformação interior que ocorre antes da pessoa ser batizada.

A partir daí a pessoa está pronta para ser batizada, selando essa transformação e purificação que já aconteceu em sua vida. O batismo também representa um compromisso da pessoa com Deus e com Sua obra.

Batismo e salvação

Muitas pessoas confundem-se achando que o batismo salva. Como presbítero converso com muitos “novos convertidos” que vêm de outras religiões [3] e que têm uma pressa gigantesca em batizar-se. Quando questionados, eles logo associam que precisam ser batizados para que sua salvação seja selada ou alcançada.

Porém, é um erro pensar assim, pois a salvação é pela fé [4] e não pelo batismo. Para ilustrar cito o ladrão da cruz. Ele foi salvo? As palavras de Jesus mostram que sim, veja: “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lucas 23. 43). Ele foi batizado? Não! Se o batismo fosse uma condição essencial para a salvação o ladrão da cruz não poderia ser salvo. O que dizer, por exemplo, de uma pessoa que se converte e morre logo em seguida? Não seria salva porque não se batizou? Obviamente que será salva, pois a salvação está ligada a obra que Jesus já fez no coração dela.

É claro que esse fato não diminui a importância do batismo, pois o batismo é um símbolo (um sacramento [6]) importante (que vem de Deus) e que deve ser recebido pelos que foram purificados por Jesus pela fé. O que não precisa é haver pressa e desespero, que resultam em batismos mecânicos e sem sentido. Muitas denominações batizam pessoas quase por atacado, sem ao menos acompanhar essas pessoas em um discipulado e explicar a elas as coisas básicas a respeito do arrependimento e sobre a obra de Cristo. Levantou a mão já batizam. Repito: Batismo não salva ninguém.

Quem salva [7] é Jesus Cristo. Todos os que foram alcançados por Jesus serão salvos, no entanto, nem todos os que foram batizados serão salvos, somente o serão os que foram verdadeiramente alcançados por Jesus. Digo isto porque uma pessoa pode se batizar por motivos e crenças erradas, ou seja, pode enganar os homens que a batizam, que acabam muitas vezes achando que essa pessoa realmente teve um encontro com Jesus, mas ela não teve.

A forma do batismo

Quando à forma existem pelo menos três formas de batizar praticadas pelas igrejas. Antes de mencioná-las é importante frisar que não há um único caso na Bíblia em que seja dito explicitamente a forma exata de como se deve ministrar o batismo. Pessoalmente sou adepto da aspersão. Vejamos:

Aspersão: A água é borrifada sobre a pessoa. Aqui não há a necessidade de piscinas ou de um deslocamento aonde há um rio. Apenas uma vasilha com água é suficiente.

Leia também: O apóstolo Paulo foi batizado por aspersão ou por imersão? [8]

Imersão: Na imersão a pessoa é colocada dentro da água e levantada pelo ministro. Normalmente é realizada em um rio ou em alguma piscina.

Efusão: Bem parecida com a aspersão. A água é também jogada na cabeça da pessoa.