- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Jesus é apenas um mestre?

Por André Sanchez
Série ensinos do Mestre Jesus Cristo
Jesus, Senhor, Mestre, Salvador, mensagem, reflexão [1]

Um jovem determinado encontra-se com Jesus com o firme propósito de saber Dele qual o caminho para herdar a vida eterna. “E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?” (Mt 19. 16). O jovem chama Jesus de mestre, mostrando que via Jesus como um paradigma. Jesus, porém, como que o testando, indaga: “…Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mt 19. 17)

Esse jovem também responde firmemente a indagação de Jesus: “Tudo isso tenho observado; que me falta ainda?” (Mt 19. 20).O jovem parece bem confiante em si e nos seus méritos e passa pela primeira indagação de Jesus.

Os olhos humanos certamente veriam neste rapaz alguém exemplar, alguém que seguramente tinha o seu lugarzinho garantido no céu. Porém, Jesus, vai além, e na continuação de sua indagação, nos fornece mais uma das suas profundas e importantes lições:

“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.” (Mt 19. 21). O que Jesus queria ensinar ao jovem e a nós com essa orientação?

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

Jesus queria ensinar que Ele era mais que um mestre, que Ele era [O Senhor] e que, se aquele jovem queria mesmo a vida eterna, teria de ser capaz de destronar qualquer outro “senhor” para que Jesus Cristo assumisse o senhorio pleno de sua vida. Jesus não estava para brincadeira, foi verdadeiro e direto com o rapaz. Jesus enxergou que o jovem já tinha um “deus” a quem servia e a quem amava.

Apesar de o rapaz mostrar-se em tudo muito religioso, dedicado aos mandamentos, Jesus consegue identificar, de verdade, quem era o senhor daquele rapaz: a sua riqueza.

Impressionantemente, o rapaz, que antes queria a todo custo a vida eterna, agora nega dar o senhorio de seu bolso a Jesus e vai embora: “Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.” (Mt 19. 22).O jovem talvez pensasse ser possível cultuar em seu coração dois senhores, mas Jesus deixou claro que não era possível.

Havia uma condição a ser satisfeita: Se queres ser perfeito…” (Mt 19. 21).Se não quisesse ouvir permaneceria como estava, sem Deus e servindo ao seu “deus” dinheiro. Ele deveria escolher um dos dois.

Jesus é muitas coisas para as pessoas: um mestre, um profeta, um bom homem, um exemplo, um paradigma… mas o que precisamos entender é que precisamos reconhecê-lo, antes de tudo, como Senhor de nossas vidas. Sem esse reconhecimento não seremos salvos, pois, à moda do rapaz que se encontrou com Jesus, iremos querer ter dois ou mais senhores, e Jesus não aceita dividir seu senhorio.

Quem é Jesus pra você? Apenas um mestre ou O Senhor de sua vida em todos os aspectos?

 Clique aqui e veja todos os artigos da Série ensinos do Mestre Jesus Cristo [8]