- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

As crianças que morrem na infância serão salvas?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Acordei esta manhã com uma dúvida terrível: as crianças que morrem na infância serão salvas? Entendo assim: se precisamos aceitar a Cristo e seguirmos Seus mandamentos para sermos salvos e as crianças não conseguem crer racionalmente, então, a salvação seria impossível a elas? Aquelas que ainda não tem esse discernimento para crer serão, nesse caso, condenadas por Deus? Isso pareceria muito injusto, pois Deus é amor! O que a Bíblia nos orienta a respeito dessa questão?

Cara leitora, a questão que você levantou sobre salvação das crianças que morrem na infância já vem sendo discutida há séculos por teólogos de todo o mundo.

E é realmente uma questão que mexe muito com todos nós e causa muita polêmica. Ainda mais porque não temos de uma forma tão clara essa informação na Bíblia.

Por isso, antes, vou dar-lhe algumas explicações e depois colocar as duas posições que mais têm sido defendidas quanto a essa questão.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Crianças que morrem na infância serão salvas?

(1) Primeiro vamos relembrar de forma simples a nossa condição enquanto seres humanos caídos e o que é a salvação: A Bíblia diz que “todos pecaram” (Romanos 3:23).

Ou seja, até as crianças são pecadoras, mesmo as que ainda não têm ciência disso. Isso geralmente é conhecido na teologia como pecado original (leia sobre esse assunto clicando aqui [3]).

É a herança que temos em Adão. Todos somos culpados perante Deus, inclusive as crianças.

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Romanos 5:12).

Observe que o pecado e a morte atingiu a todos (inclusive as crianças). Por sermos pecadores, a nossa pena é a morte (total separação de Deus).

“Porque o salário do pecado é a morte…” (Romanos 6:23).

(2) Assim, todas as pessoas estavam destinadas à morte, à total separação de Deus, à condenação. Deus, então, por Sua própria iniciativa, por Sua graça, quis dar a salvação aos seus eleitos.

A salvação é pela fé em Jesus Cristo [4], conforme nos ensina a Bíblia “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2:8).

Somos salvos da condenação que o pecado traz sobre nós pela fé em Cristo, pelo Seu sacrifício na cruz, pela operação do Espírito do Senhor em nossa vida.

Essa fé é uma fé consciente, ou seja, a pessoa crê racionalmente que é uma pecadora, que Jesus Cristo morreu por ela na cruz [5], etc.

(3) Aí entra a questão: E as crianças que morreram na infância e que não tiveram a possibilidade de exercer uma fé consciente, serão salvas?

Bom, com uma coisa muitos concordam: Deus, de alguma forma, mesmo sem se servir do exercício (normal) da fé consciente, parece sim salvar crianças (que morrem na infância) e pessoas que não têm possibilidade de exercitar a sua fé plenamente (pessoas com deficiência mental, por exemplo).

E isso conseguimos ver, por exemplo, quando Jesus afirma que dos pequeninos é o reino de Deus:

“Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus” (Mateus 19:14).

Se a salvação dessas crianças fosse somente através do exercício consciente da fé, nenhuma delas teria a possibilidade de alcançar a salvação (caso morressem na infância).

Sendo assim, como o reino dos céus [8] seria desses pequeninos conforme disse Jesus?

Crianças que morrem na infância são predestinadas a salvação ou estão condenadas?

(4) Porém, a questão mais polêmica de todas quando o assunto é se as crianças que morrem na infância serão salvas, é:

TODAS as crianças que morrem antes de ter capacidade de exercer a fé são eleitas (predestinadas) e salvas?

Ou algumas delas simplesmente não foram predestinadas e irão para o inferno (que é a condição de todo homem sem Cristo)? Daí surgem duas posições:

(i) Deus elegeu [todas] as crianças que morrem antes de poder exercer conscientemente sua fé.

Quem defende esse ponto se firma em textos que falam da salvação dos eleitos de Deus:

“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica” (Romanos 8:33).

E na própria fala de Jesus que já lemos, onde o Senhor diz que das crianças é o reino dos céus!

Nesse sentido, creem que existem eleitos de Deus de todo tipo de pessoa, de todas as idades, inclusive crianças. Ou seja, todas as crianças que morrerem na infância seriam, então, salvas.

(ii) Deus salva apenas as crianças que Ele predestinou para a salvação.

Essa linha de pensamento aponta para duas possibilidades, sendo: a) Deus já sabia qual das crianças ia crer e qual não ia crer caso vivessem na vida adulta. Então, com base nisso, salva as que iam crer e condena as que não iam crer!

b) Todas as crianças já nasceram condenadas, mas Deus quis, por sua livre escolha, salvar algumas delas como um ato de bondade.

Ou seja, algumas das crianças que morrem nessa fase infância não serão salvas, apenas as que foram eleitas e escolhidas.

Leia também: O que a Bíblia ensina sobre predestinação? [9]

Meu entendimento:

Primeiro é preciso ter em mente que, de fato, a Bíblia não nos dá uma clareza objetiva sobre essa questão, nos dando versos direcionados a salvação de crianças!

Sendo assim, temos de ter humildade de entender que nossa avaliação é baseada em análises que podem estar erradas!

A meu ver, Deus salvará 100% das crianças que morrem na infância, pois elas são predestinadas e eleitas do Senhor. Deus têm missões especiais na vida delas, por breve tempo nesse mundo.

Isso me parece o mais próximo do ensino de Jesus sobre as crianças e o reino de Deus. E também da justiça e amor que vemos em Deus!

Considero também que o assunto de se as crianças que morrem na infância são salvas pode, por parte de alguns, ficam sem uma resposta definitiva.

Muitos preferem simplesmente confiar em um Deus justo e santo e deixar isso “nas mãos Dele”, pois, em nossa finita capacidade, nem sempre conseguimos compreender todos os planos de Deus em detalhes!