- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Maldito homem que confia no homem! Não podemos confiar nas pessoas?

Você Pergunta: Gostaria muito de entender porque a Bíblia diz maldito o homem que confia no homem? Isso seria uma indicação de que não devemos confiar uns nos outros? Por exemplo, não devo confiar em um amigo, ou nos meus pais? Isso me parece muito confuso. Pode me ajudar a entender o real significado dessa palavra do Senhor?

Caro leitor, é bem comum tirarmos conclusões erradas sobre o significado de textos bíblicos, quando extraímos um pedaço do texto e não observamos o contexto [1] (o que vem antes e o que vem depois do texto). Isso é algo que acontece muito e que contribuí para a criação de ensinos errados e falsos. Para resolver isso, vamos fazer uma análise completa (e ao mesmo tempo simples) do texto que você citou?

O que significa maldito o homem que confia no homem? [2]

Maldito o homem que confia no homem: Não devo confiar nas pessoas?

(1) A sua citação se refere ao famoso texto do projeta Jeremias, que está em Jeremias 17. 5. A maioria das pessoas extrai apenas um pedaço desse texto e o interpretam erroneamente. Veja o pedaço que geralmente é citado: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem…”. Só com esse pedaço do texto, sem considerar o todo dele, certamente a sua interpretação estaria correta: Não poderíamos confiar em ninguém de acordo com a Bíblia.

(2) Porém, o versículo completo, diz: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17. 5). Veja, o sentido completo do texto aponta para pessoas que confiam no homem ao ponto de colocar a sua esperança e fé nele, e ao ponto de rejeitar a Deus, colocando o homem no lugar Dele. É a esse tipo de confiança que a Bíblia se refere nesse contexto.

Maldito o homem que confia no homem: a confiança correta

(3) A confiança aceitável (quando confiamos na honestidade [9] das pessoas, na discrição de um amigo, no conselho de um familiar, na esposa, etc.) é totalmente saudável e necessária pra a construção de relações e de uma sociedade saudável. Deus reprova-nos quando trocamos a nossa confiança e fé Nele, pela confiança em nós mesmos e em outros homens. É o pecado do orgulho, da altivez, da auto-suficiência, da descrença em Deus. Esse tipo de atitudes são as condenadas nesse versículo.

A confiança fundamentada em Deus

(4) No mesmo contexto, apenas alguns versos à frente, veja como Deus deseja que seja essa nossa confiança com relação a Ele: “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.” (Jeremias 17. 7). Portanto, tenha sua fé em Deus e suas esperanças Nele. Ao mesmo tempo confie em pessoas que te inspirem confiança, não colocando nelas esperança e fé, mas colocando nelas o desejo de agirem em parceria para uma vida que agrada a Deus. Esse tipo de confiança é uma bênção!