- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Quais passagens do Antigo Testamento dizem que Jesus viria?

Você Pergunta: Eu creio muito em meu coração que Jesus Cristo é o salvador, mas sei que muitos não veem dessa forma. Inclusive muitos judeus não creem que Jesus é o salvador. Quais as passagens bíblicas do Antigo Testamento dizem que Jesus viria? Isso ajudaria muito a entendermos com mais profundidade essas profecias que falaram do Messias mesmo antes do nascimento Dele.

Cara leitora, são muitas as passagens bíblicas que nos apontam de forma clara, e isso com centenas de anos antes, que Jesus, o Salvador [1], viria. Vou destacar algumas para você que falam desse precioso nascimento, bem como de algumas peculiaridades que aconteceram com Jesus e que fizeram com que o cumprimento dessas profecias ficasse bem claro a todos:

Quais passagens do Antigo Testamento dizem que Jesus viria? [2]

Quais passagens do Antigo Testamento dizem que Jesus viria?

(1) Para mim uma das profecias mais fortes sobre o nascimento de Cristo foi a dada pelo profeta Isaías sobre o nascimento virginal de Jesus, ou seja, o Messias viria de um nascimento incomum: Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Isaías 7. 14).

Leia também: Quando Jesus Cristo nasceu? Ele teria nascido mesmo em 6 a.C? [3]

(2) Temos ainda uma profecia com referência ao lugar de nascimento do Salvador. Além da Bíblia deixar claro as circunstâncias grandiosas desse nascimento, destacou também o lugar em que ele ocorreria, um lugar pequeno, sem destaque e esquecido do território de Israel:“E tu, Belém-Efrata [10], pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Miqueias 5. 2).

(3) As profecias ainda dão destaque ao comportamento desse Salvador. Seu comportamento e sua forma de agir também seriam diferenciados ao que as pessoas esperavam (Tanto que ele foi rejeitado, pois as pessoas esperavam outros comportamentos de um Salvador):“O SENHOR Deus diz: “Aqui está o meu servo, a quem eu fortaleço, o meu escolhido, que dá muita alegria ao meu coração. Pus nele o meu Espírito, e ele anunciará a minha vontade a todos os povos. Não gritará, não clamará, não fará discursos nas ruas. Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca. Com toda a dedicação, ele anunciará a minha vontade. Não se cansará, nem desanimará, mas continuará firme até que todos aceitem a minha vontade. As nações distantes estão esperando para receber os seus ensinamentos” (Isaías 42. 1-4 – NTLH).

(4) Temos ainda uma infinidade de outros textos que falam da obra do Messias, de Seu trabalho a ser realizado e da bênção que Ele traria ao mundo: Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra estas palavras: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa, e diante dele, o seu galardão” (Isaías 62. 11). Também temos menção da Sua humildade e da Sua condição de poucas riquezas terrenas: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (Zacarias 9. 9).

(5) E, para terminar, um dos textos proféticos mais impressionantes sobre a obra de Cristo, que apontava para o sofrimento Dele pelos pecados de Seu povo. Um texto escrito por volta de setecentos anos antes do nascimento de Jesus e que impressiona pela exatidão em citar todo o sofrimento que realmente ocorreu com Ele muito tempo depois: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53. 5 – Leia também os seguintes).