- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Como ser uma pessoa “ficha limpa”?

Por André Sanchez

ficha limpa, honestidade, retidão [1]

No ano passado(2010) o povo se mobilizou e colheu 1,6 milhões de assinaturas para que a lei “ficha limpa” fosse aprovada e aplicada nas eleições. Essa lei visa não permitir que pessoas corruptas tomem posse de cargos eletivos. Eu sou totalmente a favor dessa lei, aliás, creio que a maioria da população é, tirando, é claro, os que são corruptos, que lutam para que ela não “pegue”. No entanto, fico pensando se essa lei não deveria ser um pouco mais profunda, estendendo-se a toda a população…

A Bíblia diz que todos nós, sem exceção, somos “ficha suja”, “pois todos pecaram…” (Rm 3. 23). No entanto, a Bíblia também diz que é possível [e um dever] nos tornarmos “ficha limpa”. “porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” (1Ts 4. 7).

Mas como limpar uma “ficha” manchada? Como ser uma pessoa “ficha limpa” diante de Deus?

A primeira resposta chama-se arrependimento. É através dele que damos o primeiro passo em direção à limpeza. Essa limpeza é feita pelo próprio Deus, que faz essa limpeza mediante uma atitude consciente de arrependimento de nossa parte. “O SENHOR Deus diz: ‘Venham cá, vamos discutir este assunto. Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho, manchados de vermelho escuro; mas eu os lavarei, e vocês ficarão brancos como a neve, brancos como a lã.’” (Is 1. 18 – NTLH)

Diante do arrependimento sincero, Deus nos dá o perdão sincero e a limpeza plena do pecado e da culpa. Tornamos-nos totalmente “ficha limpa”.

A segunda parte da questão é manter a ficha limpa, já que temos grandes tendências de fazer o que não agrada a Deus. Jesus costumava dizer àqueles a quem perdoava: “…vai e não peques mais.” (Jo 8. 11). Isso significa que Jesus queria que o arrependimento da pessoa não fosse apenas momentâneo, mas uma atitude a ser mantida, ou seja, que a pessoa mudasse verdadeiramente de vida.

A última parte dessa questão é tomar cuidado com o “salto alto”. Manter a “ficha limpa” requer dedicação, mas, sobretudo, uma atitude de vigilância constante, dependência de Deus e humildade. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação…” (Mt 26. 41). Se descuidarmos a nossa “ficha” fica novamente suja rapidamente.

As leis dos homens não têm o poder de resolver o problema da “ficha suja” das pessoas. Somente a obediência a vontade de Deus é capaz de transformar vidas e transformar sociedades em pessoas e sociedades “ficha limpa”.