- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa onisciente, onipresente e onipotente?

A palavra de Deus nos revela muitas coisas a respeito Dele. Coisas essas que Ele quis nos comunicar, ou seja, que Ele quis que nós soubéssemos a fim de que O adoremos de uma forma ainda mais profunda e racional. Três desses atributos que Deus nos comunicou em Sua palavra, porém, deixam as pessoas um pouco confusas. Você sabe o que significa dizer que Deus é onisciente, onipresente e onipotente?

Neste estudo vou desvendas cada uma dessas expressões de forma que sua fé ficará ainda mais fortalecida ao saber das grandezas do nosso Deus! Mas antes é importante ressaltar que essas palavras não existem na Bíblia. Elas foram inventadas para descrever esses três grandiosos atributos de Deus.

Antes de expor o significado e aplicação destas palavras na doutrina bíblica, vamos entender um pouco da formação de cada uma delas. Cada uma destas palavras é iniciada pelo prefixo “oni” (onisciente, onipresente, onipotente). O prefixo “oni” é um elemento de composição e significa “todo”.O que significa onipresente, onipotente, onisciente [1]

O que significa onisciente, onipresente e Onipotente?

Quando o prefixo “oni” é aplicado a uma palavra, ele tem por objetivo exprimir a noção de “todos”, “toda”, “totalmente”.  Dessa forma, as três expressões que estamos estudando, ficam da seguinte forma:

(1) Onisciente:

Aquele que possui todo o conhecimento, toda a ciência.

(2) Onipresente:

Aquele que está presente em toda parte.

(3) Onipotente:

Aquele que pode todas as coisas, de forma completa e plena.

Por que esses atributos são aplicados a Deus?

Fica claro pela análise do significado destas palavras, que só há um ser que se encaixa plenamente em seus significados: Deus! E é justamente assim que Deus se revela na Bíblia. Um Deus que tem o conhecimento de tudo, portanto onisciente; um Deus que está em todos os lugares, portanto onipresente; um Deus que pode todas as coisas, portanto onipotente. Não existe aplicação dessas três palavras a mais nenhum ser. Elas são exclusivas de Deus. Somente Ele se enquadra em seus significados.

Em quais textos bíblicos vemos a onisciência, onipresença e onipotência de Deus?

Atributo da onisciência:

“O além e o abismo estão descobertos perante o SENHOR; quanto mais o coração dos filhos dos homens!” (Provérbios 15. 11). Este é apenas um texto que mostra que nada escapa ao conhecimento de Deus, nem o que acontece aparentemente longe (além, abismo), nem o que acontece aparentemente perto (dentro do coração do homem). Veja também estes outros textos: (Salmos 147.5; Isaías 46.10).

Atributo da onipresença:

“Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR.” (Jeremias 23.23-24). Claramente vemos que não há como escapar da presença de Deus. Ele está em todos os lugares. Nem o melhor esconderijo seria capaz de estar afastado da sua ciência e da sua presença. Deus vê tudo! Veja também estes outros textos: (Salmos 139.7-12; Atos 17.27-28)

Atributo da onipotência:

“Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.” (Mateus 19. 26). Não há tarefa que seja difícil para Deus. Difícil, impossível, não dá, não consigo, não posso, são palavras e expressões que não fazem parte do dicionário de Deus, mas do nosso. Veja também estes outros textos: (Jó 42.2; Salmos 91.1; Lucas 1.37).