- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Você é cúmplice?

Por André Sanchez

cúmplice, trevas, caminhos [1]

Todos nós sabemos que existem dois caminhos. A nossa sociedade é mestra em mostrar mais caminhos, mais alternativas para as pessoas, mas isso é uma arapuca. Só existem dois caminhos: o caminho do bem, representado por Jesus Cristo e Sua palavra, e o caminho do mal, representado pelo diabo e por sua palavra.

Todos os seres humanos estão nesse momento andando por um destes caminhos. Isso porque não há um meio termo, um caminho alternativo, um caminho do “meio” para seguir; ou é um ou é o outro. O que Deus requer dos Seus servos é uma atitude firme diante do caminho do mal, ou mesmo diante do caminho que “parece” do bem, mas é contrário a palavra de Deus:

“E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” (Ef 5. 11). Deus quer de nós muito mais do que uma escolha de um caminho, Ele quer que tenhamos uma atitude firme diante do caminho do mal. Deus quer ver em nós o sentimento e a atitude de rejeição das obras das trevas e de acolhimento das obras da luz.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

Deus deseja que reprovemos o caminho das trevas e que de nenhuma forma nos encontremos sendo cúmplices do que se faz nesse caminho. Grande parte das pessoas acha que as obras das trevas são apenas aquelas obras terríveis como um assassinato, um estupro, uma agressão, etc. Assim, essas pessoas não acham problema em “pequenas” mentiras, em “pequenas” traições, em “pequenas” corrupções, etc.

Porém, a Bíblia vai muito mais além, e não mostra a existência de uma diferenciação de tamanho entre os diversos tipos de pecados. Isso significa que mentir é uma obra das trevas tanto quanto um assassinato. Que colocar o cachorro como dependente no imposto de renda é obra das trevas tanto quanto uma agressão violenta.

Analisando dessa forma, muitos de nós estamos andando nas obras das trevas, pois ainda somos cúmplices delas, ainda não as rejeitamos, pelo contrário, tentamos mantê-las concomitantemente com as obras da luz, o que é um engano de nossa parte, pois Deus não aceita esse tipo de atitude.

Assim, faz-se necessário que analisemos a nossa vida com sinceridade diante de Deus e busquemos identificar em que nível está a nossa cumplicidade com o pecado. Até que ponto o temos acolhido ao invés de rejeitá-lo. Feito isto, é hora de arrepender-se e começar a andar no caminho certo, o caminho de Deus. E para isso, precisamos conhecer esse caminho; e para conhecer esse caminho, precisamos encontrá-lo dia a dia na Bíblia, que é onde está revelado o caminho mais excelente, o caminho que Deus desenhou para nós.

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2. 10)