- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Somos iguais aos tolos?

Série sabedoria dos provérbios (Por André Sanchez)
tolice, insensatez, sabedoria, tolos, violência [1]

“Não respondas ao insensato segundo a sua estultícia, para que não te faças semelhante a ele.” (Pv 26. 4)

O mundo é um lugar repleto de tolos que se acham sábios. Eles estão por toda parte e por toda parte espalham suas atitudes tolas. Isso significa que todos os dias convivemos com pessoas que agem contrariamente ao que diz a palavra de Deus. Apesar de sabermos e até identificarmos estas pessoas e suas atitudes, em muitos momentos somos parte do grupo delas. Isso porque respondemos a muitas das suas atitudes com atitudes no mesmo nível.

A sabedoria dos provérbios nos ensina que se respondemos ao insensato segundo a sua própria tolice não somos melhores do que ele, pelo contrário, somos iguais. “Não respondas ao insensato segundo a sua estultícia, para que não te faças semelhante a ele.” (Pv 26. 4)

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

Foi pensando assim que Jesus ensinou tantas vezes a respondermos com sabedoria às provocações dos tolos. Num desses ensinos Jesus exemplificou, dizendo: “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra” (Mt 5. 39).Se dermos o tapa de volta nos assemelhamos ao perverso que nos estapeou; se viramos a face, mostramos uma atitude mais sublime que mostra que somos de Deus.

A resposta do servo de Deus sempre deve ser recheada de sabedoria. Se alguém desaprova as atitudes tolas dos tolos, mas responde como eles às situações da vida, certamente também é um tolo. A resposta correta, de acordo com o desejo de Deus, atua com um poder gigantesco sobre a vida das pessoas, a ponto de envergonhá-las e fazê-las refletir.

“Mas façam como dizem as Escrituras: “Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha. ” (Rm 12. 20 – NTLH)

A quem você se assemelha em suas atitudes? A um tolo ou a um sábio?

Veja aqui todos os artigos da Série sabedoria dos provérbios [8]