- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Somos iguais aos tolos?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Série sabedoria dos provérbios (Por André Sanchez)
tolice, insensatez, sabedoria, tolos, violência [2]

“Não respondas ao insensato segundo a sua estultícia, para que não te faças semelhante a ele.” (Pv 26. 4)

O mundo é um lugar repleto de tolos que se acham sábios. Eles estão por toda parte e por toda parte espalham suas atitudes tolas. Isso significa que todos os dias convivemos com pessoas que agem contrariamente ao que diz a palavra de Deus. Apesar de sabermos e até identificarmos estas pessoas e suas atitudes, em muitos momentos somos parte do grupo delas. Isso porque respondemos a muitas das suas atitudes com atitudes no mesmo nível.

A sabedoria dos provérbios nos ensina que se respondemos ao insensato segundo a sua própria tolice não somos melhores do que ele, pelo contrário, somos iguais. “Não respondas ao insensato segundo a sua estultícia, para que não te faças semelhante a ele.” (Pv 26. 4)

Foi pensando assim que Jesus ensinou tantas vezes a respondermos com sabedoria às provocações dos tolos. Num desses ensinos Jesus exemplificou, dizendo: “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra” (Mt 5. 39).Se dermos o tapa de volta nos assemelhamos ao perverso que nos estapeou; se viramos a face, mostramos uma atitude mais sublime que mostra que somos de Deus.

A resposta do servo de Deus sempre deve ser recheada de sabedoria. Se alguém desaprova as atitudes tolas dos tolos, mas responde como eles às situações da vida, certamente também é um tolo. A resposta correta, de acordo com o desejo de Deus, atua com um poder gigantesco sobre a vida das pessoas, a ponto de envergonhá-las e fazê-las refletir.

“Mas façam como dizem as Escrituras: “Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha. ” (Rm 12. 20 – NTLH)

A quem você se assemelha em suas atitudes? A um tolo ou a um sábio?

Veja aqui todos os artigos da Série sabedoria dos provérbios [4]