- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que Deus não atende a todos os nossos pedidos?

Por André Sanchez

oração, pedidos, deus, atender, responder [1]

Talvez o grande sonho de qualquer pessoa fosse o de que Deus atendesse a todos os seus pedidos. Se aparecesse uma dor era só orar e Deus a tiraria imediatamente; se faltasse dinheiro era só orar e Deus faria aparecer dinheiro que resolvesse os problemas. Enfim, cada problema que tivéssemos era só orar, colocar diante de Deus o nosso pedido, e Deus o atenderia. Isso seria um sonho realizado para a maioria das pessoas. Um poder superior, como o gênio da lâmpada da literatura infantil, realizando todos os desejos, da forma que queremos.

A grande questão é: se Deus é todo poderoso, ilimitado, por que não atende a todos os nossos pedidos? Isso não seria bom para nós?

A resposta é não! Se Deus atendesse a todos os nossos pedidos, certamente nos destruiríamos como sociedade e como indivíduos. O nosso mundo ficaria um caos e nós também. Isso porque nós temos uma compreensão limitada das coisas, pois somos limitados. Além, é claro, de nossa natureza pecaminosa que nos influencia a fazer escolhas erradas.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

Deus é o único que pode, por ser onisciente, onipresente e onipotente, determinar o que é melhor no momento, e no futuro das pessoas. E, diga-se de passagem, Ele o faz muito bem!

Eu tenho um amigo que por um tempo esteve na igreja servindo a Deus, mas que acabou se desviando do Senhor. Um dia, trabalhando em seu oficio de eletricista, em um poste, teve uma grave queda. Acabou lesionando a sua coluna gravemente. Durante os primeiros dias após a queda, ele nos testemunha das suas orações pedindo a Deus que o curasse logo, mas a resposta que ele esperava não vinha.

Ele ficou por mais de seis meses esticado numa cama sem poder levantar, andar ou fazer qualquer atividade. Ele testemunha que nesse tempo ele pôde, já que não tinha mais nada que podia fazer, olhar para Deus. Hoje ele entende que Deus o colocou ali e permitiu que ele ficasse ali deitado por muito tempo para que uma obra fosse feita em seu coração que não tinha tempo para ouvir a Deus, que tinha se afastado do Senhor.

Se Deus tivesse atendido ao pedido dele como ele queria, hoje ele certamente ainda estaria afastado do Pai, sem disposição para ouvi-Lo. O Deus Todo-Poderoso permitiu toda aquela situação para abençoá-lo. Deus fechou os ouvidos naquele momento para fazer em seu coração uma obra maior, mais importante.

Deus sempre agirá dessa forma, buscando o melhor para nós, nos ensinando. Cabe a cada um de nós colocar a nossa confiança plenamente em Deus, buscando antes de tudo a vontade Dele e submetendo a nossa vontade à vontade do Senhor.

“Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.” (Sl 40. 4)