O que é o natal?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Natal | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona
Por André Sanchez

natal, nascimento de jesus cristo, dezembroCaro leitor, continuaremos hoje a nossa série de dois artigos sobre o natal. No artigo anterior, vimos o que não é o natal. Foi descrito ali tudo aquilo que tem aparência de natal, ou que as pessoas tem apontado como sendo o natal, mas que, no entanto, não representam e apontam para a grandeza e a profundidade desta data.

Em resumo, o natal é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, porém, o natal não pode ser contido em um resumo, principalmente pela grandeza do seu motivador; antes, o natal deve ser visto em toda a profundidade que representa, coisa que não caberia em um simples resumo.

O natal é a comemoração do cumprimento das profecias a respeito do nascimento de alguém muito importante, de alguém que mudaria para sempre o mundo, Jesus Cristo: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. [que quer dizer: Deus conosco].” (Isaías 7. 14) e, “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9. 6)

O natal é a comemoração da “Boa Notícia” dada pelo anjo a alguns pastores de gado, que repercutiu no mundo inteiro e repercutirá em todas as épocas: “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2. 10-11)

O natal é a comemoração do nascimento Daquele que trouxe a salvação ao mundo, que livrou aqueles que Nele creem da condenação eterna sem cobrar nada por isso, através da Sua graça: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3. 16)

O natal é a comemoração do nascimento da Luz que veio nos libertar das trevas e nos fazer enxergar novamente: “O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” (Mt 4. 16)

O natal é o nascimento da maior proximidade do homem com Deus. Jesus nos reconciliou com Deus através de toda a Sua Obra, que neste mundo começou no Seu nascimento: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo…” (2 Co 5. 18)

O natal é a comemoração do nascimento do Exemplo máximo de vida que agrada a Deus. Jesus não deixou nenhuma linha escrita, mas deixou escrito o seu exemplo inapagável que, ainda hoje, mexe com as pessoas, quebra paradigmas e transforma vidas. Ele foi abnegado, servo, humilde, amoroso, alguém que se entregou totalmente, misericordioso, justo, fiel, digno, santo…Jesus Cristo é o exemplo máximo de uma vida que agrada a Deus.

O natal são muito mais coisas a respeito de Jesus Cristo, que encheriam livros e mais livros. Creio que devêssemos cada um de nós, em particular, buscarmos na leitura da Bíblia a profundidade desta comemoração e do seu motivador. Com estas poucas linhas podemos ver que o natal é muito mais que Papai Noel, comidas e bebidas, árvores de natal, luzes, ritos religiosos, presentes, promoções, férias, fogos, enfeites, etc. O natal é Jesus Cristo e tudo que gira em torno da Sua presença e obra realizada neste mundo!

Comemore o natal neste 25 de Dezembro na beleza e na profundidade que ele merece. Continue comemorando-o no resto do ano, entregando sua vida a Jesus Cristo. Glorifique nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sempre. Isso é o natal!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão