- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Fraqueza espiritual pega nos crentes?

Por André Sanchez

fraqueza espiritual, fraco, fortalecimento [1]A fraqueza espiritual é algo do qual ninguém está livre, nem os crentes. Ninguém pode dizer que nunca ficará fraco espiritualmente, pois somos seres que mudam muito rápido, somos seres influenciáveis por vários tipos de situações, além, é claro, das nossas fraquezas que sempre se levantam contra nós em lutas grandiosas, e [podem] nos enfraquecer. Paulo neste ponto era pé no chão, pois declara: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.” (1 Co 10. 12)

Precisamos estar conscientes da nossa condição frágil enquanto seres humanos. Fico muito desconfiado de pessoas que parecem ser super-heróis que praticamente não tem nenhum “ponto fraco”, ou que sempre demonstram que não tem nenhum problema, ou fraqueza, ou dor, ou dificuldade. O ser humano normal não é assim e nem o cristão normal é assim.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

No entanto, existem também aqueles que sempre estão fracos e que nunca são vistos de pé e de cabeça erguida. Estes, por algum motivo, tomaram sua condição humana frágil como desculpa e não reagem diante dos desafios da vida. Preferem ser chamados sempre de derrotados, pois assim não tem muita responsabilidade com Deus e nem com a vida.

Estes dois extremos são perigosos e prejudiciais.

A Bíblia nos traz o equilíbrio quando nos mostra que somos sim frágeis “…Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.” (Tg 4. 14). Porém, em nenhum momento a Bíblia nos deixa estacionar nesse pensamento como se não tivéssemos condições de viver uma vida de vitórias e superação das fraquezas, pois Jesus declara: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt 11. 28). Existe alívio e possibilidade de superação à nossa disposição.

Podemos sim passar momentos de fraqueza espiritual devido a nossa fragilidade e até devido aos nossos erros, mas esta situação pode sim ser resolvida quando buscamos a solução em Jesus Cristo e nos empenhamos em mudá-la vivendo uma vida de comunhão com Deus. Porém, não podemos colocar um “salto alto” achando que nos tornamos os todo-poderosos por causa da presença de Jesus; antes, devemos cuidar para que a nossa fragilidade não nos domine novamente e nos desanime espiritualmente.

Fraqueza espiritual pega sim em crentes, mas pode ser vencida quando retomamos uma vida de comunhão com Deus, baseada na dependência total Dele e quando nos empenhamos em fazer a nossa parte.