- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Deus não quer ser meu vizinho!

Por André Sanchez

deus, vizinho, distância de deus [1]Apesar de estar em todos os lugares, o local preferido de Deus é dentro de nós, morando em nossa “casa”, em nosso coração, assentado no trono da prioridade, sendo o Senhor da nossa vida. Deus não quer ser nosso vizinho. “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração…” (1 Pe 3. 15).

O distanciamento de Deus desta geração tem sido algo que salta aos olhos. Isso se vê claramente observando o tempo de dedicação a práticas que nutrem o relacionamento profundo com Deus, como a oração, a leitura bíblica, o jejum, e outras.

Cada dia mais dizemos com os lábios que mantemos comunhão com Deus, que O amamos, que Ele é tudo para nós, mas cada dia  estamos menos próximos Dele. Os motivos são diversos: falta de tempo, cansaço, preguiça, e outros que a criatividade possa inventar. O fato é que temos perdido a oportunidade de viver um relacionamento profundo com Deus; Ele tem sido no máximo um vizinho, que está do lado de fora, que não é chamado para estar dentro da “casa”, da família, da comunhão, do convívio, da prioridade máxima de nossas vidas.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

Em outras palavras, creio que temos excluído Deus da nossa vida, não pela confissão de que não O queremos, mas pelas atitudes que tomamos. Numa análise fria de nossa vida diária, talvez não achemos Deus dentro de nós, da nossa “casa”, simplesmente porque o colocamos para fora e colocamos outras coisas em Seu lugar. Ele tem sido despejado, colocado para fora.

Creio que já é hora de mudarmos esse quadro. Será que não é o momento de pararmos para pensar, colocarmos os pés no chão, falarmos com Deus, pedirmos a Ele que assuma o trono do nosso coração e fazermos um compromisso com Ele de que vamos honrá-lo como o Rei de nossas vidas, dedicando tempo a Ele e honrando-O com cada minuto de nossa existência? Será que não é o momento de fazer uma análise racional sobre se Deus está mesmo no trono de nossas vidas? Se Ele está morando em nossa “casa” ou se o temos colocado para fora?

Essa é uma pergunta que você deve responder aí onde está e eu aqui. É pessoal, pois cada um sabe qual o lugar que Deus tem ocupado em sua vida e se quer uma mudança de verdade.

Eu quero melhorar! E creio que fazendo assim, Deus olhara para mim e dirá algo parecido com o que disse no passado: “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Hb 8:10)