- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Rindo de Jesus

Por André Sanchez

rir de jesus, jairo, ressuscitar, zombar [1]Por que alguém riria de Jesus Cristo? Às vezes as pessoas têm reações bem estranhas diante de Jesus. Isso não é de se espantar, pois Jesus veio ao mundo para mexer com as pessoas, Jesus veio para provocar os seres humanos, para confrontá-los em sua fé, suas crenças, suas manias, seus sentimentos, suas atitudes. E isso aconteceu muitas vezes e ainda acontece hoje.

Numa certa ocasião um determinado grupo de pessoas riu sarcasticamente na cara de Jesus. Um homem chamado Jairo o procurou, pois sua filha de 12 anos estava doente a ponto de morrer. “Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa. Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte.” (Lc 8. 41-42)

No caminho, Jesus enfrentou uma multidão e indo em direção à casa de Jairo acompanhado dele, foi interceptado por aquele que trazia as más notícias. “Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre. (Lc 8. 49)

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

A desesperança deve ter se alojado no coração de Jairo, mas Jesus insistiu que se ele cresse a menina seria salva. O choro precisava ser substituído pelo riso de alegria. Jairo teria de rir com Jesus e não de Jesus. Jairo creu, mas não sua família e vizinhos. Jesus chega e encontra todos chorando, e diz: “Não choreis; ela não está morta, mas dorme.” Em outras palavras, Jesus queria ver o sorriso em seus rostos, baseado na fé Nele.

Mas isso não aconteceu. Imediatamente o choro daquelas pessoas cessou e no lugar dele apareceu não um riso de alegria, mas um riso sarcástico que duvidava da palavra do Mestre. “E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta.” (Lc 8. 53)Hoje também muitos caçoam das palavras de Jesus. Até mesmo nós que professamos a fé Nele muitas vezes rimos das suas promessas e das suas palavras; às vezes não exteriormente, mas por dentro. Mas com Jesus, o ditado popular é certeiro. Quem ri por último ri melhor!

Jesus mostrou que rir Dele é rir do Todo-Poderoso e que duvidar dele é duvidar que haja algo que Deus não possa fazer. “Entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te! Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer.” (Lc 8. 54-55)

Parece que todos os risos sarcásticos silenciaram. “Então, ficaram todos sobremaneira admirados.” (Mc 5. 42)Onde estão os que riram de Jesus? Onde estão os que duvidaram Dele? Cadê o sorriso sarcástico no rosto das pessoas?

Rir de Jesus e de Sua palavra nunca é algo sensato a se fazer. A sociedade insiste em rir de Jesus, mas o melhor é rir com Jesus, rir de alegria, vendo com os olhos da fé, crendo Nele.

Você anda rindo de Jesus ou com Jesus?