- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa ressurreição?

o que é ressurreição, morte, vida [1]Olá amigos leitores! Estão gostando da série de artigos “O que significa isso?” [2]? Essa série busca, de forma simples, explicar algumas palavras e expressões bíblicas e teológicas. Se você desejar, pode sugerir algo para ser explicado nessa série. Use os comentários. Hoje falaremos um pouco sobre ressurreição: algo intrigante e que precisamos compreender.

Ressurreição significa a volta de um morto à vida. Parece algo bem estranho, pois não costumamos presenciar atualmente pessoas que já morreram voltando a viver em nosso meio. No entanto, temos vários exemplos e nomes de pessoas que ressuscitaram descritos na Bíblia:

Lázaro (Jo 11. 39-44), a filha de Jairo (Mc 5. 38-42) e Tabita (At 9. 36-41) são alguns exemplos. Porém o exemplo maior quando se fala em ressurreição é Jesus Cristo.

Lázaro, a filha de Jairo e Tabita, ressuscitaram pelo poder de Deus, mas algum tempo depois voltaram a morrer. Jesus não! Ele foi o único que venceu a morte, pois morreu, voltou à vida (ressuscitou) e não morreu novamente, pelo contrário, está vivo à direita de Deus.

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.” (Cl 3.1)

A Bíblia também nos diz com respeito à ressurreição que no “último dia”, o grande dia da segunda vinda de Jesus Cristo, todos seremos ressuscitados e compareceremos perante Deus para o julgamento:

“num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados.” (1 Co 15.52 – NTLH),

“Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.” (Ap 20.12)

A morte foi vencida por Cristo e nós também triunfaremos sobre ela!

“Assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: “A morte está destruída! A vitória é completa! Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?”(1 Co 15.54-55 – NTLH)