- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa pecado?

pecado, queda, pecado original, erro [1]

Em primeiro lugar a palavra pecado nunca deveria ter existido, mas existe. Em Gênesis, no capítulo 1 e 2, temos a descrição da criação, que também incluí a criação do homem e da mulher, e uma breve descrição da vida deles sem o pecado no jardim do Éden. A Bíblia não nos diz quanto tempo Adão e Eva viveram sem saber o que era pecar. O fato é que, num determinado momento de suas vidas, pela desobediência a Deus, o pecado entrou na vida de Adão e Eva.

Para entendermos melhor o que significa pecado, vamos separá-lo em duas partes:

“Pecado original” é o nome dado a condição de pecadores que todos nós herdamos de Adão e Eva. O primeiro casal era o representante de toda a raça humana, por isso, todos que nascem herdam deles a condição de pecadores, pois eles pecaram. A Bíblia fala a respeito desse primeiro pecado que resultou na “contaminação” de todos os seres humanos:

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5:12)

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

Do pecado original surgiram os “pecados atuais”. Eles são os pecados que cometemos no nosso dia a dia, no decorrer da nossa vida.

Pecado significa um desacordo com a lei de Deus. Quando alguém peca está ofendendo a Deus por desobedecer àquilo que Ele orienta como a vontade Dele. O pecado, em resumo, é desobedecer a vontade de Deus. Para ficar mais claro, a Bíblia dá alguns nomes interessantes para o ato de pecar:

Desobediência, transgressão (Quebra de uma ordem, de um dever ou de uma lei), iniquidade, mal, maldade, malignidade, perversidade, rebelião, rebeldia, engano, injustiça, erro, falta, impiedade, concupiscência (Forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos), depravação.

Todas as formas do pecado nos levam ao caminho oposto ao de Deus. O pecado nos separa de Deus e nos leva para longe Dele. Todo pecado gera conseqüências; a Bíblia diz que a conseqüência mais terrível do pecado é a morte (que significa a morte física e a separação total de Deus, que é o inferno) (Rm 6:23). O pecado tem o poder de nos levar ao inferno.

Felizmente, Deus deu uma solução para o problema do pecado. Para saber, leia os artigos:

O que significa remissão de pecados e redenção? [8]

O que significa salvação? [9]

O que significa expiação? [10]