- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa expiação?

expiação, pecado, perdão, salvação, reconciliação [1]

O significado da palavra expiação está bastante ligado com os temas que já vimos até agora na série o que significa isso. Vimos o que significa queda [2], remissão de pecados e redenção [3], salvação [4] e graça [5]. Entender o que significa expiação é importante para sabermos exatamente como Deus nos tratou, mesmo sendo nós pecadores e merecedores da Sua ira.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [6]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [7]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [8]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [9]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [10]
- Outros Materiais (Comece aqui) [11]

Expiação significa que Deus dá o perdão dos pecados àqueles que se arrependem deles e se reconcilia com o pecador. Mas não para por aí: Essa reconciliação requer o sacrifício de alguém em substituição ao pecador arrependido. Lembre-se de que a pena estabelecida por Deus ao pecador lá no jardim do Éden foi a morte. (Gn 2. 17) Essa morte é muito mais do que a morte física, é a total separação da presença de Deus.

O pecador merece o justo castigo por ter ofendido a Deus com o pecado, mas o amor de Deus é tão grande que abençoou o ser humano com uma forma de ter o seu pecado perdoado sem ter de morrer.

No Antigo Testamento, os substitutos que davam a vida no lugar dos pecadores arrependidos eram os animais. Eles eram sacrificados no lugar do pecador arrependido. Morriam em seu lugar. Dessa forma Deus se satisfazia e perdoava o pecador. O sacrifício era aceito por Deus.

A partir de Jesus a coisa muda um pouco. Jesus Cristo é chamado na Bíblia de “Cordeiro de Deus”. Ele é o nosso substituto. Jesus fez expiação pelos nossos pecados. Ou seja, Ele, um inocente, deu a sua vida, o seu sangue no lugar do nosso, para nos reconciliar com Deus, para que Deus perdoasse os nossos pecados. Através desse sacrifício, Jesus nos reconciliou plenamente com Deus.

“Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo.” (Rm 3. 25 – NTLH)