- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Você é um santo ou um encapetado?

[1]
Por André Sanchez
Você já observou que existe uma grande diferença entre o que se passa no nosso mundo exterior e o que se passa no nosso mundo interior? Estes dois mundos deveriam estar fundidos em uma unidade no nosso ser, mas muitas vezes parecem galáxias separadas por anos-luz de distância.
Quanta diferença encontramos, numa análise de nós mesmos, entre o que somos exteriormente, e o que somos em nosso interior. Às vezes somos tidos como santos pelas nossas atitudes exteriores, mas nós mesmos sabemos que somos totalmente encapetados, a julgar pelo que se passa em nosso coração, em nosso interior.
Jesus condenou tal atitude, quando disse: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” (Mc 7. 6)
Interessante vermos que Jesus sabia das honras dadas pelo exterior daquelas pessoas, mas sabia também que o que estava no interior demonstrava justamente o contrário. A julgar pelo exterior, santos; a julgar pelo interior, encapetados.
Jesus também elevou o padrão de unidade de propósito entre exterior e interior, quando disse: “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.” (Mt 5. 27-28)
Achar que atitudes exteriores podem garantir nossa boa fama perante os homens é até compreensível, pois muitos fazem isto, mas achar que estas atitudes poderão enganar a Deus, ocultando a Ele o que se passa verdadeiramente em nosso coração é, no mínimo, infantilidade de nossa parte.

É bom que cada um de nós saiba que Deus tem o conhecimento pleno do que é o nosso interior e de como ele anda. Deus sabe também a diferença entre o nosso discurso exterior e a verdade que se passa dentro de nós. 

Assim, o melhor a fazer é se dedicar para que sejamos uma unidade verdadeira entre interior e exterior. 

Uma unidade verdadeira e digna, assim como foi Natanael, do qual Jesus afirmou: “Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!” (Jo 1:47)
Será que Jesus falaria de você o que falou de Natanael?