- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Ninguém tem paciência comigo!

Por André Sanchez
paciência, estresse [1]

Ilustração por Mario Cau www.mariocau.com

Um dos bordões do Chaves ilustra bem a falta de paciência generalizada que assola a nossa sociedade. Dia desses vi um cara xingar meio mundo, porque a caixa do supermercado precisou fazer um xixi, pois estava apertada. As desculpas dela, e a explicação do porquê precisou sair cinco minutinhos, não sensibilizaram o reclamão sem paciência e nem os outros mais atrás na fila, que também perdiam a sua paciência com a demora.

Atitudes semelhantes a esta acontecem aos montes todos os dias. Todos nós estamos sem paciência com o mundo, com as pessoas, com o trânsito…com tudo. Não é difícil nos envolvermos em situações onde a nossa paciência seja testada e reprovada.

Vivemos estressados porque não exercitamos a paciência. Motivos para perder a paciência não faltam, mas quem disse que se deve perder a paciência? Ela foi feita para ser exercida e não perdida. A paciência é muito falada na Bíblia, mas pouco exercitada por nós, que achamos que temos o direito de perder a paciência quando quisermos.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

O pior de tudo é que as pessoas tem se dado o direito de perder a paciência em situações cada vez mais banais. Onde isso vai parar? Não sei! Daqui a pouco estaremos agindo pior que os animais, que são irracionais.

Alguns justificam que perdem a paciência fácil porque é um traço forte de seu temperamento. Isso é desculpa pra boi dormir. A Bíblia não diz que alguns tem o direito de perder a paciência, pois tem um temperamento mais difícil, pelo contrário:

“O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente” (2 Timóteo 2:24 NTLH)

A paciência é um fruto do Espírito e, por isso, deve estar na vida de todos aqueles que andam no Espírito:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade [Paciência], benignidade, bondade, fidelidade…” (Gálatas 5:22)

O exercício da paciência não significa que somos resignados ou bobos, pelo contrário, existe sempre uma maneira descente e correta de buscarmos pelos nossos direitos, e essa maneira não é brigando, se extressando, xingando, perdendo a paciência.

Este mundo de pecado, está nos conduzindo ao estresse, à guerra, a falta de paciência total, mas o Espírito de Deus está nos mostrando que [para o nosso bem] temos que trilhar o caminho apertado do auto-controle e da paciência.

Como anda a sua paciência?