- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

A desculpa [quase] perfeita

Por André Sanchez

Quando queremos nos safar de uma situação difícil, sem assumir a nossa culpa, acabamos caindo no erro de achar uma desculpa que limpe a nossa barra ou que possa amenizar o que pesa sobre nós. Saímos a caça da desculpa perfeita, e que, de preferência, não levante dúvidas quanto a sua veracidade.

Uma das desculpas da moda,e que mais pessoas tem usado atualmente é: Não tenho tempo!

É fato que nossa vida tem sido corrida e cada vez mais ocupada, mas será que verdadeiramente não temos tempo? Será que o tempo tem sido mesmo escasso em nossos dias?

O tempo é uma das coisas mais democráticas, pois tanto o rico, quanto o pobre, o tem na mesma quantidade. Ninguém pode se gabar de ter mais horas no seu dia, e ninguém pode reclamar que tem menos horas em seu dia. Todos somos iguais nessa distribuição.

Seja sincero:Você já usou a desculpa do [não tenho tempo] para se esquivar de participar da obra de Deus?Quando um crente diz que não tem tempo para servir a Deus, me leva a refletir em duas possibilidades:

1º Ele está mentindo, pois não quer se envolver com a obra de Deus (Não tenho tempo: a desculpa perfeita e quase inquestionável). Essa mentira é usada por muitos para sustentar uma aparente religiosidade, mas que no fundo é inexistente.

2º Ele está sendo um péssimo administrador do tempo que Deus lhe deu e está fazendo escolhas erradas em sua vida. Acredito que esse motivo seja o mais popular. Não costumamos escolher as coisas depois de ouvir a voz de Deus. Vamos aceitando, se comprometendo, nos enrolando, sempre antes de consultar o Senhor e Sua palavra. Infelizmente, a superficialidade tem feito das pessoas marionetes do mundo.

Todos nós deveríamos parar por um instante e refletir: Até que ponto tenho cumprido os princípios da palavra de Deus e os planos de Deus para minha vida e para o meu tempo? Depois da reflexão, precisamos tomar as atitudes necessárias com coragem.

Você consegue dizer, sem mentira: Eu busco o reino de Deus em primeiro lugar em minha vida? (Mt 6. 33)