Existe diferença entre venerar e adorar IMAGENS?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Sou evangélica e tenho uma amiga católica. Nós conversamos muito sobre Deus e surgiu a conversa sobre adoração a imagens. Ela me disse que existe diferença entre adorar e venerar e que ela apenas venera certos santos e pessoas importantes. Gostaria de ajuda para entender qual a diferença entre venerar e adorar. Essa diferença existe na Bíblia?

“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra…” (Êxodo 20:4).

Sabemos que esse mandamento não proíbe que sejam feitas, por exemplo, esculturas e outras imagens quando elas são usadas para fins que não incluam adoração, usurpação da glória que é de Deus…

Por exemplo, o próprio Senhor mandou construir algumas imagens, claro, não para adoraçã:

“Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório” (Êxodo 25:18).

Por esse motivo surgiu, dentro de grupos religiosos, dois conceitos: Venerar e adorar. Alguns dizem que venerar pode, adorar não. Venerar uma imagem pode, adorá-la, não. Será que esse é um conceito correto? Analisemos juntos!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Existe diferença entre venerar e adorar? Teoria

(1) O conceito de venerar pessoas que tiveram muita importância é um conceito mais presente no catolicismo romano. Venerar significa algo como dar uma honra especial a alguém que merece essa honra.

Geralmente os maiores focos de veneração são Maria e as centenas de santos canonizados. A ideia de venerar está ligada a certo respeito que se tem pela pessoa e obra realizada por ela enquanto esteve viva.

Nesse sentido, inclusive, muitos foram canonizados, se tornando assim santos diante das pessoas.

(2) O conceito de adorar só é aplicado a Deus. Somente Deus pode ser adorado segundo a Bíblia Sagrada: “Não terás outros deuses diante de mim” (Exôdo 20:3).

Assim, adorar significa prestar culto, prestar honra de uma forma única, exclusiva e escolhida por Deus e revelada nas Escrituras Sagradas.

(3) Vistos os dois conceitos, podemos agora pontuar que teoricamente não existe problema nenhum em honrar pessoas. A Bíblia até nos ensina a fazer isso:

“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra” (Romanos 13:7).

Devemos honrar as pessoas não só vivas, mas aquelas que já passaram por aqui, respeitando seu legado e aprendendo com ele. Podemos, por exemplo, apenas para citar um exemplo, relembrar a grande fé de Moisés, sua paciência, e seu trabalho em prol do povo de Deus, etc.

Venerar e adorar na prática

(4) O grande problema de toda essa questão é a prática. Como muitas pessoas têm venerado, por exemplo, pessoas que já morreram?

Têm feito pedidos a essas pessoas, têm se ajoelhado diante de imagens delas, têm acendido velas para elas, têm atribuído milagres a elas, têm feito procissões carregando imagens delas, têm composto músicas a elas?

A grande pergunta é: Essas ações são veneração ou adoração? Fica claro que muitas vezes, na prática, a veneração se transforma em adoração, portanto, vira pecado.

Observe, por exemplo, a atitude do apóstolo João repreendida pelo anjo que não aceitou que ele se ajoelhasse perante ele:

“Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus…” (Apocalipse 19:10).

(5) Assim, podemos concluir que venerar e adorar têm sido atitudes muito confundidas por muita gente em nossos tempos.

Por isso, é importante ressaltar que Deus não aceita tais ações chamadas de veneração, mas que, na prática, são uma adoração disfarçada que usurpa a glória que é devida somente a Deus:

“Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Isaías 42:8).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp