Descubra os 7 segredos para você criar o hábito de ler a Bíblia e orar todos os dias

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Entra e sai ano e a maioria das pessoas sempre tem o mesmo problema, que é a dificuldade de orar e ler a Bíblia com profundidade, e também colocar as práticas espirituais no dia a dia como algo realmente profundo. Em meio às frustrações arrumamos desculpas, achamos culpados e o tempo vai passando e nada da nossa vida espiritual avançar. Isso gera pessoas que são vencidas facilmente pelo pecado, que se distanciam de Deus muitas vezes, que ficam em um vai e volta frequentes, sem manter suas raízes na presença de Deus.

Não preciso nem dizer que isso é extremamente prejudicial a qualquer discípulo do Senhor e também para a saúde da obra de Deus! Pensando nisso, gostaria de te convidar a aprender hoje como criar hábitos positivos em sua vida espiritual com algumas dicas extraídas da vida de servos de Deus que conseguiram realizar isso de forma vitoriosa!

Descubra os 7 segredos para você criar o hábito de ler a Bíblia e orar todos os dias

Como criar o hábito de ler a Bíblia e orar sempre?

(1) Pare de usar o coitadismo

Coitadismo é o ato de sempre acharmos que somos coitados, que sempre somos frágeis, que somos injustiçados, que temos os maiores problemas do mundo. Daniel e seus amigos (Sadraque, Mesaque e Abede-Nego) tinham tudo para se entregar ao coitadismo! Foram levados de seu lar para uma terra distante como escravos do rei Nabucodonosor (Daniel 1:1-5). Tinha tudo para abandonar a Deus, para serem revoltados. Perderam seus bens, sua liberdade, tiveram seus nomes mudados, sua rotina transformada, sua vida virou de cabeça para baixo. Mas não é o coitadismo que vemos na vida desses jovens! Eles não aceitam o coitadismo em suas vidas e é aqui que começaram as lutas e mudanças positivas na vida deles.

(2) Resolva fazer alguma coisa pela sua vida espiritual

Daniel e seus amigos, agora escravos, foram ousados, tiveram a coragem de ir contra os hábitos ruis que aquele rei queria impor a eles. Eles não queriam se contaminar com aquelas comidas sacrificadas a ídolos. Queriam manter sua consciência e sua fé fortalecidas. Mas para conseguir isso precisaram resolver isso em seus corações! Resolva fazer algo diferente. Resolva ler a Bíblia, resolva orar, resolva o que precisa acontecer em sua vida: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia…” (Daniel 1:8).

(3) Vá além da resolução, dê os próximos passos

Resolver coisas não é tão difícil. Você pode agora mesmo resolver que vai ler a Bíblia todos os dias, ou que vai orar trinta minutos por dia. Ou que vai jejuar duas vezes na semana. São boas resoluções, mas enquanto são APENAS resoluções ainda não tem valor. Precisam passar do campo da resolução para o campo da prática, da formação do hábito. Daniel deu o próximo passo, que era ter uma autorização para não se contaminar com as iguarias do rei: “então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se” (Daniel 1:8). Qual é o próximo passo que você precisa dar depois da sua resolução? O que você precisa fazer agora para que suas resoluções comecem a acontecer? Dê o próximo passo agora mesmo senão nada vai mudar!

(4) Tenha coragem para enfrentar os obstáculos que vão aparecer

O primeiro grande obstáculo apareceu na vida de Daniel e seus amigos. O chefe dos eunucos não queria ajudá-los a cumprir seu propósito de não se contaminar: “Disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; por que, pois, veria ele o vosso rosto mais abatido do que o dos outros jovens da vossa idade? Assim, poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei” (Daniel 1:10). Muitos desistem nos primeiros obstáculos! Jogam a toalha e caem de volta no coitadismo. Mas Daniel não agiu dessa forma! Quantos obstáculos já te fizeram desistir? Quantas vezes você foi vencido por coisas que se colocaram contrárias as suas resoluções de buscar mais a Deus?

(5) Invista em soluções e não em reclamações

Daniel e seus amigos poderiam desistir ali. Mas acharam soluções para o problema que apareceu: “Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos deem legumes a comer e água a beber. Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a dos jovens que comem das finas iguarias do rei; e, segundo vires, age com os teus servos” (Daniel 1:12). Qual a solução para sua dificuldade? Qual a solução para os obstáculos que você tem na vida? Ache soluções e diminua a frequência das reclamações, pois elas te levam ao coitadismo e a não realização de objetivos positivos em sua vida! Daniel e seus amigos foram para o tudo-ou-nada. Seja também ousado para criar seus bons hábitos.

(6) Bons hábitos levam tempo para se formar, esteja preparado para o longo prazo

Será que foi fácil e rápido para Daniel e seus amigos criarem esse novo hábito de não se contaminar com as iguarias do rei e se alimentar apenas com legumes? Certamente não! E você sabe quanto tempo Daniel e seus amigos ficaram nesse hábito? O texto nos leva a entender que foram três anos (Daniel 1:5)! Que era o tempo determinado para a preparação desses jovens: “Vencido o tempo determinado pelo rei para que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe à presença de Nabucodonosor…” (Daniel 1:18). Imagine se colocar em uma dieta restrita como essa com o objetivo de agradar a Deus e por um tempo tão longo! Não foi fácil! Mas eles estavam preparados para aguentar o efeito do tempo, para enfrentar os inimigos!

(7) Colha os frutos dos seus bons hábitos criados para se automotivar

Daniel e seus amigos, após longa jornada de lutas, criando seus bons hábitos, se abstendo das comidas sacrificadas a ídolos, obedecendo assim toda a lei do Senhor, puderam colher os frutos de seus esforços: Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei” (Daniel 1:19). Eles se destacaram como os melhores entre muitos, pelo fato de terem se dedicado a formar hábitos vitoriosos em suas vidas. Puderam colher as bênçãos desse esforço e se autoanimar para as próximas jornadas que Deus lhes deu. Nós também podemos colher essas bênçãos! Claro, se nos dispormos a andar pelo caminho correto. Muitos querem colher os frutos, mas poucos estão dispostos a plantar a árvore, cuidar dela, aguardar o tempo de crescimento para, no tempo certo, colher seus frutos!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp