Sete pecados capitais: Onde na Bíblia os encontramos?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu já ouvi falar muito a respeito dos maiores pecados de todos, que são sete pecados capitais, mas não consegui achar na Bíblia onde eles são citados dessa forma. Queria entender também por que são chamados de pecados capitais? Essa palavra “capitais”, significa o quê? Poderia nos falar um pouco mais sobre eles?

Caro leitora, apesar de muitas pessoas acharem que os sete pecados capitais são citados na Bíblia com essa nomenclatura, na realidade, isso não é uma verdade, pois eles não são citados dessa forma na Bíblia.

No entanto, temos algumas verdades neles que é importante que entendamos que, de fato, fazem algum sentido para nossas vidas!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Onde a Bíblia fala sobre os sete pecados capitais?

(1) A primeira coisa a entendermos é o termo. Pecado nós já sabemos o que é, é uma transgressão, uma violação aos mandamentos de Deus. Capital vem de uma palavra que deriva do latim ”caput” e indica algo que é “cabeça”, “líder”, “chefe”.

Sendo assim, os famosos sete pecados capitais apareceram dessa forma apenas no século VI, através do papa Gregório Magno, quando ele, lendo as cartas de Paulo, elencou sete pecados que seriam os “líderes” de todos os outros, ou seja, que seriam os principais pecados dos quais os outros derivam. Dai mais tarde surgiu essa nomenclatura.

(2) Esses “pecados chefes” são: inveja, soberba, gula, avareza, luxúria, ira e preguiça. É importante observar que apesar de todos esses sete pecados serem realmente pecados segundo a Bíblia, não temos na Bíblia qualquer menção de que existam sete pecados que são capitais, ou seja, que são pecados dos quais os outros derivam de acordo com esse conceito dos sete pecados capitais.

Por isso, esse conceito de pecados capitais é algo exclusivo do catolicismo e não é usado entre os evangélicos.

(3) Existe uma lista na Bíblia onde Deus relaciona sete pecados, mas essa lista não tem nada a ver com os sete pecados capitais: “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos” (Provérbios 6:16-19).

Observe que essa lista de sete pecados não tem semelhança total com a lista de sete pecados capitais, trazendo alguns elementos diferentes!

(4) Um outro fato interessante é que a Bíblia faz algumas distinções entre pecados que são mais odiosos aos olhos de Deus. Apesar de todo pecado desagradar a Deus, a Bíblia apresenta certos pecados como maiores do que outros.

Falamos sobre isso neste estudo: para Deus existe pecadinho e pecadão? Um dos textos que nos mostra isso, por exemplo, é este: “Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem” (João 19:11).

No entanto, esses pecados mais odiosos não são os sete pecados capitais, mas sim outros tipos variados de pecados que Deus abomina de uma forma mais veemente!

(5) Para finalizarmos, vamos falar rapidamente de cada um dos sete pecados capitais, pois, apesar de não serem mencionados na Bíblia dessa forma, ainda assim são pecados e devem estar longe de nossas vidas:

a) Inveja é sentir pesar, tristeza pelas conquistas do próximo, mas, ao mesmo tempo, desejá-las para si mesmo;

b) Soberba é o orgulho. Um sentimento destrutivo que faz a pessoa se achar superior a outras pessoas e, principalmente, desprezar os outros por se achar melhor ou superior;

c) Gula é o excesso em comer ou beber. Esse pecado atenta contra o templo do Espírito Santo, nosso corpo, por isso é considerado um erro na vida das pessoas. Hoje sabemos, inclusive, que a gula provoca muitas doenças por conta do desequilíbrio alimentar;

d) Avareza é o apego ao dinheiro como se ele fosse um tipo de deus. Faz com que a pessoa faça tudo por ele, inclusive cometer outros pecados graves;

e) Luxúria são as condutas sexuais vergonhosas que podem ser manifestadas através de uma sensualidade exagerada, imoralidades sexuais, uso do sexo fora da vontade de Deus;

f)  Ira é um impulso violento contra alguém que nos ofendeu ou fez algo que nós julgamos incorreto. A ira causa a raiva e o furor, que leva a pessoa a um descontrole e a falta de amor ao próximo e do exercício do perdão. A ira nem sempre é pecado (Efésios 4:26).

g) Preguiça é a pouca disposição para a realização de tarefas. Leva a pessoa a ruína, pois a impede de ser produtiva e diligente na realização dos trabalhos necessários à vida e também o exercício dos dons e talentos que Deus deu para O servirmos.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp