Saiba a verdade sobre os 3 reis magos e a estrebaria

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Onde na Bíblia temos o nome dos 3 reis magos? Minha mãe tem um presépio em casa e lá tem os nomes Melchior, Baltasar e Gaspar. Esses nomes têm na Bíblia? Pode me ajudar a entender mais sobre esses 3 homens que foram importantes no nascimento de Jesus?

Caro leitor, em muitos lugatres vemos afirmações sobre os famosos três reis magos, Melchior, Baltasar e Gaspar. Já publicamos aqui recentemente um estudo falando a respeito da verdade sobre a árvore de natal e as guirlandas e hoje gostaria de falar um pouco a respeito da importância de observarmos muito bem aquilo que as tradições consideram como sendo o correto, com o objetivo de verificar se realmente confere com o que a Bíblia diz.

Geralmente na época de natal é muito comum que as pessoas tenham mais contato com figuras tradicionais do natal. Mas nem toda tradição está pautada naquilo que é correto e bíblico. Você já deve ter visto muitas vezes os famosos presépios onde temos ali a representação de três homens encontrando-se com Jesus bebê.

Eles geralmente são chamados de três reis magos e têm também seus nomes divulgados como sendo Melchior, Baltasar e Gaspar. Vejamos a verdade sobre esses três reis magos:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

A verdade sobre os três reis magos

Melchior, Baltasar e Gaspar?

A primeira verdade é que a Bíblia não revela em nenhum dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) o nome de nenhum desses homens.

Ou seja, essa informação não é bíblica, ela é inventada, baseada em tradições que não podemos determinar se são corretas ou não. O fato é que nos escritos bíblicos inspirados, nenhum dos escritores citou nenhum desses nomes.

Reis?

A segunda verdade é que a Bíblia não cita que eles eram reis: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém” (Mateus 2:1).

A palavra “magos” nos leva a crer que esses homens eram estudiosos das estrelas, ou seja, trabalhavam estudando astronomia, que é o estudo do movimento dos astros e as leis que os regem (não confundir com astrologia).

Pelas narrativas bíblicas é impossível afirmar que eram reis de alguma nação. É mais possível que fossem funcionários de reis, mas não reis.

Três magos?

A terceira verdade está ligada ao número de magos que foram ao encontro de Jesus. Conforme vemos representado em nosso tempo, se dá o número de três, porém, os escritos bíblicos dizem “uns magos”, o que nos leva a verificar que era mais de um, mas não sabemos quantos ao certo.

O número de três magos é usado por conta dos três presentes trazidos a Jesus: “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).

Mas é difícil estabelecer se cada um que foi levou um presente ou se esses eram presentes de toda a comitiva.

Na estrebaria?

As figuras tradicionais do natal mostram que os magos teriam ido visitar Jesus na estrebaria no dia de seu nascimento. Essa é mais uma inverdade. Os magos visitaram Jesus em uma casa, que nem sabemos ao certo se era de José e Maria ou de outra pessoa:

Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).

Além disso, é bem provável que houvesse passado vários meses desde o nascimento de Jesus até o encontro com os magos.

A reação de Herodes ao mandar matar todos os meninos de 2 anos para baixo é um forte indicador de que os magos encontraram Jesus vários meses após o nascimento dele:

“Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos” (Mateus 2:16)

Conclusão

É sempre importante avaliarmos se as tradições da forma como nos são mostradas realmente condizem com aquilo que a Bíblia ensina. Tradições nem sempre são verdade.

Às vezes elas não fazem nenhum mal em si. No entanto, quando há alterações do relato bíblico ou algo que contraria o que a Palavra de Deus realmente ensina devemos rejeitá-las.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp