Qual a diferença entre ressurreição e reencarnação?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu tenho uma amiga que é espírita kardecista. Estávamos conversando a respeito da reencarnação, e eu disse a ela que não era bíblico, mas ela me disse algo que me deixou sem resposta: ela me disse que reencarnação e ressurreição são a mesma coisa. Inclusive, que os judeus da época em que a Bíblia foi escrita acreditavam na reencarnação. Não soube contestá-la biblicamente. Pode me ajudar a entender essas duas palavras e se existe diferença entre elas biblicamente?

Cara leitora, realmente muitos confundem essa questão, e o espiritismo kardecista usa inclusive em suas obras essa citação de que ressurreição e reencarnação são a mesma coisa e, por esse fato, segundo eles, a reencarnação seria bíblica. Mas será que é isso mesmo? Vamos analisar à luz da Bíblia se são a mesma coisa para entendermos com mais profundidade.

Qual a diferença entre ressurreição e reencarnação?

Reencarnação e Ressurreição são a mesma coisa?

(1) Primeiramente, vamos analisar o significado de cada uma das palavras:

Reencarnação: É a volta à vida “física” de alguém que já morreu. Essa pessoa volta à vida em outro corpo, totalmente diferente do anterior. A pessoa pode reencarnar diversas vezes segundo critérios do mundo espiritual e baseado na forma com que ela se comportou em vida.

Ressurreição: Tem dois significados na bíblia. Primeiro, quando um morto volta a vida (no mesmo corpo). Exemplo: Lázaro, que foi ressuscitado por Jesus (João 11:43). Segundo, quando todos os que estiverem mortos, sem exceção, serão ressuscitados por ocasião da segunda vinda de Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 4:13-18).

(2) Feitas as explicações sobre as duas palavras, creio que fica evidente que não são a mesma coisa. Vamos pontuar algumas das principais diferenças: Na reencarnação a pessoa volta à vida várias vezes e em corpos diferentes. Na ressurreição, os que estiverem mortos, voltarão à vida apenas uma vez (no mesmo corpo) e isso acontecerá quando Jesus Cristo voltar segunda vez. Na reencarnação a pessoa volta à vida em um novo corpo mortal (o que contraria Hebreus 9:27). Na ressurreição os mortos voltam à vida num corpo glorificado e imortal: “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15:52-53). Na reencarnação a pessoa volta sempre em um estado imperfeito, mortal. Na ressurreição a pessoa volta à vida num estado perfeito e final, quando receberá o julgamento de Deus por ocasião do juízo final.

(3) Dessa forma, a Bíblia é bastante clara e rejeita o conceito da reencarnação. Ele é inconsistente e contrário a dezenas de textos bíblicos sobre o assunto, entrando em atrito de forma muito grande com o conceito bíblico da ressurreição. O que nos faz rejeitar veementemente o ensino da reencarnação, pois não é bíblico. Inclusive, o próprio Jesus usou fortemente o termo ressurreição quando falou de sua autoridade. Não usou o termo reencarnação, vejamos: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25)

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp