É possível que Jonas passasse três dias no ventre de um peixe?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Essa semana estava lendo a história de Jonas e fiquei bem intrigada. Li alguns comentários na internet que dizem que essa história é uma espécie de parábola, que não é verdadeira. Mas o que mais me intrigou é essa questão de Jonas ter passado três dias dentro da barriga de um peixe. Será que isso realmente possível? Será que não se trata mesmo de uma linguagem figurada para nos ensinar? Pois me parece pouco plausível que isso pudesse realmente ter acontecido.

Cara leitora, gostaria de responder a sua dúvida trazendo uma análise correta e fundamentada sobre a história de Jonas. Infelizmente, na Internet, encontramos uma série de autores inconscistentes e pouco preparados para comentar fatos bíblicos. Vejamos uma análise realmente correta sobre o tema:

É possível que Jonas passasse três dias no ventre de um peixe?

Jonas passou três dias na barriga de um peixe?

(1) A primeira coisa a ser respondida é o argumento de alguns que afirmam que a história de Jonas seria uma parábola, ou mesmo uma espécie de novela escrita para trazer entretenimento e lições morais, mas não uma história verídica. Será que esse argumento pode ser sustentado? A resposta é não! Os livros históricos do Antigo Testamento, que contém os registros fidedignos da história dos reis de Israel, mencionam Jonas como um personagem real: “Restabeleceu ele os limites de Israel, desde a entrada de Hamate até ao mar da Planície, segundo a palavra do SENHOR, Deus de Israel, a qual falara por intermédio de seu servo Jonas, filho de Amitai, o profeta, o qual era de Gate-Hefer” (2 Reis 14:25). Esse é o mesmo Jonas citado em Jonas 1:1, portanto, é um personagem real.

(2) Além disso, temos uma importante citação de Jesus a respeito de Jonas em Mateus 12:40: “Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra”. Jesus usa a historia ocorrida com Jonas para exemplificar algo parecido que iria acontecer com Ele mesmo. Dessa forma, creio que fica bem claro que não há o que contestar quanto a veracidade do personagem Jonas, ele realmente existiu.

(3) Mas e o fato incrível dele ter sido engolido por um peixe e sobrevivido, seria isso possível? O fato é que a Bíblia não narra apenas fatos naturais, que podem ser compreendidos e explicados cientificamente. Em muitas ocasiões Deus extrapola os limites da compreensão humana. Isso acontece várias vezes na Bíblia, não somente no caso de Jonas. Isso não é um fator que desmereça o que ocorreu e nem de descrédito. A ciência moderna, mesmo nos dias de hoje, muitas vezes se cala, por exemplo, diante de um câncer que simplesmente some de uma pessoa, sem explicação! Casos assim existem aos montes. Qual a explicação? Ninguém sabe! Só se sabe que aconteceu. A Bíblia, portanto, pretende nos mostrar que Deus também age de formas sobrenaturais, que vão além do que pode ser explicado racionalmente.

(4) Dessa forma, não há explicações nos livros científicos sobre o que ocorreu com Jonas. Mas nos livros da , nos livros do sobrenatural de Deus existe sim explicação. É o sobrenatural de Deus em ação, a mão do todo poderoso dominando sobre tudo e todos da forma como lhe apraz. É dessa forma que compreendemos que Jonas, um personagem real, passou por essa experiência sobrenatural para cumprir os propósitos de Deus para a vida dele e de outras pessoas que foram impactadas com a mensagem que ele levou.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp