Como saber se eu blasfemei contra o Espírito Santo?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Ontem estava vendo uma pregação da tevê e o pregador falava muito em dinheiro. A cada cinco minutos ele parava o culto para falar de contribuição. Aquilo me irritou e acabei dizendo que ele não era um homem de Deus sério, que isso que ele fazia era coisa do diabo. Logo depois que falei isso senti um peso na consciência, um remorso. Então comecei a pesquisar sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo e vi que é um pecado que Deus não perdoa. E agora? Estou desesperada! Vou perder a minha salvação? Como saber se blasfemei contra o Espírito Santo?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Cara leitora, é importante que saibamos com mais exatidão o que blasfemar contra o Espírito Santo significa para que não caiamos no erro de sofrer por algo que não fizemos. Convido-te a refletir em alguns pontos bíblicos para solucionarmos essa questão com exatidão:

Como saber se blasfemei contra o Espírito Santo?

(1) Em um encontro com os críticos fariseus, onde Jesus foi acusado de fingir fazer a obra de Deus guiado pelo diabo e até mesmo de estar possuído pelo diabo (Marcos 3:22,30), Jesus trouxe uma severa advertência a eles: “Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno” (Marcos 3:29).

Essa fala de Jesus tem feito muitas pessoas acharem que em algum momento da vida cometeram esse pecado imperdoável. Mas é preciso fazer algumas observações antes de achar que isso aconteceu.

(2) Jesus deixou claro que esse tipo de blasfêmia era uma blasfêmia especifica e que haviam outros tipos de blasfêmias e pecados que Deus poderia perdoar: “Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem” (Marcos 3:28).

Ou seja, quando ainda não estamos na presença de Deus (ou mesmo em nosso processo de amadurecimento como cristãos), certamente fazemos e falamos coisas que são blasfêmias, mas nem todas elas se enquadram como sendo o pecado imperdoável.

Mas que tipo de blasfêmia é essa que não tem perdão? No contexto da fala de Jesus aos fariseus, geralmente entende-se que seja um comportamento refletido, perverso e intencional de rejeitar a clara obra feita por Deus, atribuindo-a ao diabo. Porém, Isso não é tão fácil de se explicar na prática.

(3) Assim, eu prefiro me apoiar em três questões que me ajudam a avaliar se houve blasfêmia contra o Espírito Santo ou não. Responder às três perguntas abaixo vai te ajudar a avaliar se você cometeu o pecado imperdoável:

A) A pessoa que acha que blasfemou contra o Espírito Santo já entregou sua vida a Jesus Cristo?

Essa pergunta é muito importante, pois um salvo, alguém que já entregou sua vida a Jesus, nunca cometerá o pecado imperdoável, visto que nele habita o Espírito Santo (1 Coríntios 6:19). Penso que seja o caso da pergunta da leitora.

Assim, se você é um servo de Deus consagrado e, por algum motivo, disse ou fez algo que pesou em seu coração e acha que cometeu a blasfêmia contra o Espírito Santo, é preciso entender que você não a cometeu. Você cometeu outro tipo de erro e precisa se arrepender e pedir perdão a Deus, que te perdoará, segundo nos ensina 1 João 1:9.

Outro ponto a se esclarecer é que uma vez que alguém é salvo por Jesus, não pode perder essa salvação. Veja explicações mais detalhadas sobre isso neste estudo: podemos perder a salvação?

B) Houve arrependimento sincero pelo que se disse ou fez?

O fato de haver arrependimento é um indicativo forte de que a pessoa não cometeu a blasfêmia contra o Espírito Santo, mas os outros tipos de blasfêmia que podem ser perdoadas mediante o arrependimento.

Entendo que quando Jesus diz que a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão eternamente, quer nos mostrar a força da corrupção desse coração, a sua maldade e impiedade que atuam mesmo quando vê que é o poder de Deus que está agindo.

Jesus disse essa palavra aos fariseus, e observamos neles que eles perseguiram Jesus até a sua morte, depois continuaram a perseguição aos discípulos. Ou seja, em momento algum houve arrependimento do que falaram e fizeram, razão pela qual não foram perdoados.

C) Avaliar questões com base na palavra de Deus  é blasfêmia? 

É importante observar que o simples fato de fazer avaliações e julgamentos daquilo que pregadores falam ou fazem para verificar se estão de acordo com a palavra de Deus não é blasfêmia.

Paulo elogiou os bereianos que agiam dessa forma, avaliando se aquilo que Paulo falava estava de acordo com o ensino das Sagradas Escrituras. (Atos 17:11). Jesus, porém, nos ensinou que nosso julgamento deve ser justo: “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça” (João 7:24).

João também nos ensinou a provar as coisas espirituais para termos certeza de que procedem de Deus ou não: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (1 João 4:1).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp