6 objeções a crentes que bebem bebidas alcoólicas

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu sou cristão há um bom tempo já e recentemente mudei de cidade e estou frequentando uma nova igreja. Nesse igreja o pastor chega até a incentivar os irmãos a beber bebidas alcoólicas (moderadamente). Meu antigo pastor era radicalmente contra isso. Fiquei um pouco confuso agora. Pela Bíblia, o crente pode ou não pode beber?

Existe muito debate a respeito da questão do uso de bebidas alcoólicas por aqueles que se declaram servos de Deus. Alguns defendem que de forma alguma um crente deve beber bebidas alcoólicas, enquanto outros, insistem que a bebida pode ser usada dentro de certos padrões.

Eu, pessoalmente, sou daqueles que defendem que na sociedade atual em que vivemos o uso de bebidas alcoólicas por crentes não é algo positivo.

Inclusive, eu ensino e aconselho isso sempre que posso. É por isso que gostaria de responder seis questionamentos que sempre surgem daqueles que desejam ser crentes e fazer uso de bebidas alcoólicas.

Essas respostas têm o objetivo de trazer reflexão sobre o tema e não de representar a verdade absoluta sobre a questão.

Eu bebo porque a Bíblia não proíbe beber bebidas alcoólicas

Resposta: É verdade, a Bíblia não tem um único versículo que proíba o uso de bebidas alcoólicas. Mas a Bíblia tem diversos “poréns” (sérios) a respeito do uso do álcool.

Em Provérbios 23:29-30 vemos claramente o perigo que a bebida alcoólica oferece e as graves consequências que ela pode trazer:

“Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada”.

Vemos a verdade desse texto em nossa sociedade. O álcool é a droga que mais mata direta e indiretamente, que mais causa problemas familiares e destrói famílias, além de causar problemas diversos no trânsito, violência e outros tantos problemas considerados mais “leves”.

Além disso, a bebida alcoólica é mostrada na Bíblia em diversos textos como algo extremamente perigoso: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio” (Provérbios 20:1).

Ou seja, apesar de não haver proibições na Bíblia sobre o uso do álcool, vemos que a Bíblia o apresenta como algo perigosíssimo. Será que você está preparado para lidar com algo tão perigoso? Vale a pena brincar com fogo?

Eu bebo, mas nunca me embriago, pois, a Bíblia proíbe se embriagar

Resposta: Admira-me muito você, sendo crente, não conhecer aquele texto que nos ensina: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).

Como você pode garantir que não se embriagará? A própria característica do álcool é fazer que, aos poucos, a pessoa vá perdendo certos controles que tem sobre seu domínio. Daí as proibições de beber e dirigir, concorda?

Outra coisa: Quanto é se embriagar? Uma garrafa, duas? Segundo a lei de trânsito, se o indivíduo ingerir apenas uma latinha de cerveja poderá ser autuado por embriaguez ao volante. Dependendo do metabolismo da pessoa, até menos do que isso poderá ser considerado embriaguez ao volante.

Isso mostra que talvez você esteja se embriagando e nem perceba, ou mesmo que você mesmo manipule essa quantidade que você pode tomar para se embriagar ou não. Será que você nunca se embriaga mesmo?

Eu bebo, mas tenho domínio próprio para parar quando eu quiser e beber a quantidade que eu quiser

Resposta: Essa história do domínio próprio é bem interessante. Já tive a oportunidade de conversar com diversos viciados devido a um trabalho que fazemos aqui na igreja, e todos eles declaram a mesma coisa: quando eu quiser eu paro.

Um bom teste para verificar todo esse “poderoso” domínio próprio é parar agora. Pare agora de beber. Sim, fique uns 2 meses sem beber. Você consegue?

Observe se nesse processo você sente tremedeiras, desejo absurdo de colocar um gole na boca, se chega até a sonhar com a bebida. Esses são sinais fortes de que seu organismo está dependente do álcool. Não se esqueça também da mensagem de Jeremias 17:9.

Às vezes achamos que nos conhecemos e nos dominamos, mas somos enganados pelo nosso coração enganoso. O apóstolo Paulo constatou algo importante sobre a natureza pendida para o pecado do nosso coração:

“Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço” (Romanos 7:19).

Por isso, tome cuidado ao usar o álcool (algo tão perigoso) com tanta autoconfiança. Melhor se afastar desse perigo e ficar a salvo.

Eu bebo apenas em casa e isso não atrapalha ninguém

Resposta: Talvez você beba em casa porque não deseja que outras pessoas saibam que você bebe, seria isso? Ou mesmo porque não deseja ser visto bebendo porque isso poderia ser interpretado erroneamente, já que em nossa cultura, apesar das propagandas ostensivas na tevê endeusando a bebida, sabemos que ela sempre é associada a uma vida nada cristã.

Deve ser difícil fazer uma coisa sempre se policiando para ninguém ver? Outra coisa, vi aqui que você tem um filho e que você tem parentes que têm problemas com alcoolismo. Você não tem receio de ser um mau exemplo para seu filho? De incentivá-lo a seguir por esse caminho?

Você sabia que hoje a ciência já admite que existem pessoas que têm mais predisposição a serem alcoólatras? Será que seu filho é uma dessas pessoas?

E mais: Será que você não é dessas pessoas predispostas? Apesar de afirmar seu autocontrole, você está mesmo disposto a correr tamanho risco de trazer destruição para seu lar apenas pelo prazer de saborear alguns mililitros de bebida alcoólica?

Se você receber um alcoólatra em sua igreja, você vai dizer a ele que você bebê? Como vai aconselhá-lo? Você será um bom exemplo a ele? A nossa vida cristã vai muito além das quatro paredes de nossa casa!

Eu bebo porque os médicos dizem que faz bem à saúde

Resposta: Realmente existem pesquisas que indicam que o uso, por exemplo, de uma pequena taça de vinho traga bem à saúde. Mas, permita-me perguntar:

Existem também pesquisas que indicam que exercício físico pelo menos cinco vezes por semana, comer pelo menos três porções de vegetais por dia, comer pouco sal e açúcar e diminuir a ingestão de gorduras, apenas para citar algumas orientações médicas, também fazem bem à saúde.

Pelo que te conheço você não faz muito exercício, gosta de comer carnes gordurosas e não é muito regrado na alimentação. Esse cuidado todo com a saúde é só na parte da bebida alcoólica? Será que isso não é apenas uma desculpa que você está usando para embasar o seu vício? Só queria entender.

Se você está realmente preocupado com a sua saúde poderia começar a colocar em prática algumas outras orientações médicas e não apenas essa de beber um pouco de bebida alcoólica.

Eu bebo porque vejo muitas pessoas que sempre beberam e têm uma saúde de ferro

Resposta: Realmente passou uma matéria na tevê sobre longevidade e uma das senhoras entrevistadas, tinha quase 100 anos, e disse que sempre bebeu álcool e nunca fez mal, pelo contrário, sempre fez bem para ela.

Mas não sei se você chegou a ver numa semana dessas uma outra matéria sobre as diversas doenças e mortes causas pelo uso do álcool. Posso estar errado, mas me parece que temos muito mais pessoas que perdem a longevidade e qualidade de vida pelo uso do álcool do que o contrário?

As exceções não podem nos fazer formar regras para nossa vida. As regras é que devem nos ajudar a criar exceções para certos hábitos ruins que possam estar em nossas vidas.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp