Adão teve outra esposa antes de Eva e ela se chamava Lilith?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de saber onde encontro na Bíblia sobre Lilith, a primeira mulher de Adão. Alguns amigos me disseram que antes de criar Eva Deus criou Lilith, mas ela não aceitou ser submissa a Adão e fugiu. Isso é verdade? Adão teve outra esposa antes de Eva? Onde encontro essas respostas?

Caro leitor, a primeira coisa a ser considerada é se vamos aceitar que apenas a Bíblia Sagrada é a fonte fiel do relato da criação!

Se NÃO ACEITARMOS isso, então, poderemos viajar por lendas judaicas, por diversas histórias paralelas, até mesmo crer na teoria da evolução!

Mas se aceitarmos que somente a Bíblia tem autoridade para tratar desse tema, então, somente ela poderá nos dar essas respostas! Nesse estudo irei considerar apenas a Bíblia e extrair dela tudo que é possível sobre essa suposta esposa de Adão chamada Lilith.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Lilith foi a primeira esposa de Adão?

(1) Os que defendem que Lilith foi a primeira esposa de Adão se baseiam no texto de Gênesis 2:23:

“E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada”.

Juntando isso a lendas judaicas absurdas, o fato de Adão ter dito que “esta, afinal, é osso dos meus ossos” significaria que antes da criação de Eva existia outra esposa que não lhe era idônea, que lhe havia decepcionado de alguma forma.

Segundo alguns, Lilith teria sido criada antes de Eva, mas não aceitou ser submissa ao homem e fugiu. Deus, então, mandou três anjos para trazê-la de volta, mas ela não quis voltar, o que motivou Adão a pedir outra esposa a Deus, que fez, então, Eva, no capítulo 2 de Gênesis.

(2) No entanto, uma análise bem simples nos mostra que no contexto Adão estava dando nome aos animais (Gênesis 2:20) e ao se deparar com a criação da mulher, obviamente, nota que ela era como ele e não como os animais que acabara de nomear.

Essa é uma conclusão óbvia de Adão ao comparar os animais e seus pares a Ele e a Eva que acabara de ser criada por Deus. Ela sim era como ele.

Não encontramos qualquer menção em Gênesis de que Adão teve uma esposa antes de Eva e que fugiu dele por não querer ser submissa.

Não haveria qualquer motivo plausível para Moisés omitir esse fato tão importante da narrativa de Gênesis.

(3) Outro fato que fica sem resposta é a narrativa de Gênesis não mencionar em nenhum momento o nome de Lilith e nem como ela teria sido criada por Deus.

Essa história mencionando Lilith aparece principalmente em livros apócrifos (que não são reconhecidos como inspirados por Deus) e também no folclore popular hebreu medieval, mas carece de canonicidade e veracidade.

(4) Em Isaías 34:14 temos o uso da palavra hebraica “liyliyth”, neste texto: “As feras do deserto se encontrarão com as hienas, e os sátiros clamarão uns para os outros; fantasmas ali pousarão e acharão para si lugar de repouso”.

Algumas traduções traduzem “liyliyth” como “animais noturnos”, também por “criaturas noturnas” e até “fantasmas”.

Não há nenhuma evidência de que o texto esteja falando sobre uma outra esposa de Adão além da Eva e que se chamava Lilith.

O léxico hebraico de Strong diz o seguinte sobre a palavra hebraica “liyliyth”: “nome de uma deusa conhecida como o demônio da noite que assombra os lugares desolados de Edom. Poderia ser um animal noturno que habitava lugares desolados”.

A palavra “liyliyth” no hebraico aplicada em Isaías aponta para um animal noturno e se harmoniza muito bem com o contexto de Isaías, pois ele está citando ali animais e não pessoas.

(5) Sendo assim, se você usa a Bíblia para analisar a respeito da suposta Lilith verá que ela não existe dentro do contexto bíblico.

Agora se você usar livros apócrifos e lendas judaicas como tendo o mesmo peso da Bíblia, ai podemos ter uma infinidade de acréscimos que, a meu ver, vão contra o próprio ensino da Bíblia Sagrada, como é o caso dessa suposta esposa de Adão.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp