4 lições sobre motivação que você está negligenciando

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu não sei porque estou tão desmotivado. Sabe, não tenho tipo muita vontade de orar, de buscar a Deus! Tenho até vergonha disso, mas tenho ido à minha igreja só a cada 15 dias. Não me envolvo com nada e sinto tristeza por causa disso! Por que será que sou tão desmotivada para as coisas de Deus e para as outras coisas sou tão animada?

Motivação é um poderoso combustível na vida de qualquer pessoa. Com ela pessoas são capazes de realizar grandes feitos. Sem ela são incapazes, algumas vezes, até mesmo de levantar da cama e apreciar um lindo dia.

O segredo para fazer bom uso dessa grande arma que Deus nos deu de uma forma sábia, é saber exatamente qual o tipo de motivação que deve existir em nossa vida, e qual o tipo que não deve existir.

Nesse estudo quero expor quatro lições sobre a motivação que não podem ser negligenciadas. Se as negligenciarmos corremos o risco de ou vivermos sob a motivação errada e nos darmos muito mal, ou vivermos sem motivação e também nos darmos muito mal.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Aprenda algumas coisa importantes sobre motivação

(1) É preciso rejeitar a motivação incorreta

Todos temos sonhos e isso é muito bom. Mas a motivação para as nossas realizações precisa ser muito bem pensada, ética e correta.

Alguns querem ter prosperidade financeira, mas se motivam na facilidade do roubo, do suborno, da corrupção. Usam a motivação incorreta e, por isso, nunca chegarão à plenitude da realização pessoal.

Ser altamente motivado requer que saibamos rejeitar as motivações ruins e prejudiciais que penetram em nossa vida como um câncer e apodrecem a nossa alma, muitas vezes, sob uma roupa de boas motivações.

Deus sempre exigiu que Seus servos rejeitassem a motivação incorreta para realizar a obra Dele. Negligenciar isso é trazer para si coisas muito negativas.

(2) É preciso usar a motivação correta

Aquele que quer ter prosperidade financeira, por exemplo, deverá buscar a motivação nos estudos, na capacitação pessoal, no trabalho. Essas são algumas das motivações corretas que devemos abraçar para nos mantermos firmes no bom caminho.

Usar a motivação certa é garantia de saber que estamos trilhando o caminho certo e chagaremos aonde queremos.

Deus sempre exigiu que Seus servos focassem na motivação correta para realizar a obra Dele. Negligenciar isso também traz muito sofrimento.

(3) Motivação baseada em sentimentos é fraca

Sentimentos nos motivam, isso é verdade. Mas a motivação baseada neles é extremamente fraca. Isso porque precisam de um estímulo para que ocorra. Sem algum estímulo a motivação baseada em sentimentos enfraquece e desaparece.

Por um tempo em sua vida o salmista Asafe cultivou esse tipo de motivação, onde ter sucesso (ou a esperança de tê-lo) era o que o motivava a servir a Deus, daí ele invejar os perversos por parecer que tinham mais sucesso do que aqueles que serviam a Deus:

“Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos” (Salmos 73:2-3).

Ele quase abandonou a Deus por se apoiar em uma motivação extremamente fraca para servir a Deus. Essa motivação era baseada em sentimentos.

(4) Motivação baseada em atitudes é forte

A atitude é o alicerce da melhor motivação. Isso porque a atitude tem o poder de atropelar os sentimentos que nos desmotivam e nos manter motivados e firmados em nossos propósitos.

O salmista é enfático: “Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança” (Salmos 27:3).

Quando o salmista usa o “ainda que” e o “se” está demonstrando que sua motivação é baseada na atitude não nos acontecimentos e circunstâncias que poderiam alcançá-lo. Alguém que baseia sua motivação em sentimentos nunca conseguiria dar uma declaração com essa.

Conclusão

A motivação é algo muito importante em nossa vida. Mas é mais importante ainda que nós avaliemos as nossas motivações e coloquemos as verdadeiras motivações em destaque em nossa vida, rejeitando as falsas e, claro, evitemos ao máximo motivações que se apoiam exclusivamente em sentimentos e circunstâncias, pois são o mais fraco tipo de motivação que existe.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp