Sou cristã e o médico me indicou fazer acupuntura. Posso fazer?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou passando por um problema de saúde já há alguns anos. O último médico que consultei me indicou fazer acupuntura para tentar reverter o meu quadro, já que os remédios não têm sido muito eficientes. Mas conversando com uma irmã da igreja, ela me disse que isso é pecado, pois te a ver com budismo e com religiões orientais e práticas que contrariam a Bíblia! Fazer acupuntura é pecado para o cristão?

Cara leitora, a acupuntura realmente nasceu lá para os lados do oriente, mais precisamente na China. Lá ela é largamente utilizada pela medicina tradicional chinesa como um método de tratamento complementar na cura de vários tipos de doenças.

Esse tipo de tratamento chegou ao Brasil no século XX, trazido pelos imigrantes japoneses e logo começou também a ser adotado como um tratamento complementar.

No começo não era muito aceito, porém, os resultados eram evidentes, o que fez os conselhos federais de saúde avaliarem os resultados dos tratamentos. Em 1995 o conselho Federal de Medicina reconheceu a acupuntura como especialidade médica. Dito isto, quero fazer algumas considerações:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O cristão pode fazer acupuntura?

(1) Apesar da acupuntura ter elementos ligados as religiões orientais, esses elementos não são usados nas práticas de acupuntura como tratamento médico com o objetivo de prestação de culto religioso.

Os elementos usados são aqueles necessários ao tratamento. Isso significa que quando você vai realizar acupuntura em algum local, você não está indo participar de um culto a alguma divindade das religiões orientais, mas sim realizar um tratamento médico como qualquer outro e que tem reconhecimento científico na ajuda à recuperação de várias doenças.

(2) Se o profissional que realiza a acupuntura faz algum culto pessoal usando os elementos das religiões orientais, isso não cabe a ninguém julgar. Cada pessoa é livre para exercer a sua religião na sua privacidade.

O fato é que a religião de alguém que nos presta algum serviço não é um fator impeditivo para o cristão realizar aquele serviço. Eu posso, por exemplo, ir a um dentista que é satanista e nem por isso serei um satanista.

Ali está um profissional me prestando um serviço (e, diga-se de passagem, existem excelentes profissionais prestando serviços nas mais diversas áreas e das mais diversas religiões).

Naquele momento a relação é de prestação de um serviço específico. Nesse caso, as opções religiosas de terceiros não têm qualquer poder para impedir um cristão de realizar um tratamento.

Quando Paulo tratou a questão de comer carnes que podiam ter sido sacrificadas em adoração a ídolos, ele orientou a não nos preocuparmos em ficar investigando essas coisas:

“Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência” (1 Coríntios 10:25).

Mas caso você tenha a informação de antemão, ai você tem a liberdade de não querer se tratar com uma pessoa que não comunga com seus valores. Isso é uma decisão sua, pessoal. Paulo Volta a orientar:

“Porém, se alguém vos disser: Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência” (1 Coríntios 10:28).

Aqui Paulo está falando de testemunho. Nesse caso, comer essa carne sabendo que é sacrificada a ídolos, poderia gerar uma dificuldade a quem é fraco na fé! Se esse é o mesmo caso do médico que você deseja ir, então, pode decidir não ir, apenas com esse foco!

(3) Assim, creio ser totalmente licito um cristão utilizar mais essa opção de tratamento que nos foi dada pela sabedoria e graça de Deus através do trabalho milenar prestado pela cultura oriental. Não existe qualquer verso da Bíblia que possa impedir a prática da acupuntura como tratamento de saúde.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp