Como Deus pode mandar um espirito maligno para atormentar o rei Saul?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Muitas pessoas ficam confusas quando leem o texto de 1 Samuel 16:14, que diz: “Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava.”. Como Deus, que é amor, poderia permitir que um espírito maligno atormentasse alguém? E o pior: como o próprio Deus pode mandar um espírito desse para atormentar uma pessoa? Destas perguntas surge a necessidade de compreendermos melhor esse texto e, assim, compreendermos ainda mais a soberania de Deus em Suas ações e planos e qual deve ser a nossa atitude diante dos atos de Deus.

Como Deus pode mandar um espirito maligno para atormentar o rei Saul?

(1) Em primeiro lugar é importante ressaltar que Saul foi rejeitado por Deus por causa de sua desobediência (1 Sm 15.27-28). As atitudes de Saul e sua trajetória como rei de Israel demonstraram que ele não era um homem de Deus. Daí o texto mencionar que o Espírito do Senhor já não estava sobre Ele e de Deus ter se arrependido de tê-lo constituído rei (1 Sm 15:35). Sem a direção de Deus Saul estava com o coração aberto para o mal. O homem sem Deus pende totalmente para o mal e é controlado por ele.

(2) É importante observar que os judeus creditavam a Deus coisas boas ou más que aconteciam, pois criam na soberania Dele sobre tudo e todos, o que, de fato, a Bíblia ensina: “Tocar-se-á a trombeta na cidade, sem que o povo se estremeça? Sucederá algum mal à cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?” (Am 3:6). É exatamente isso que os servos de Saul deduzem da observação da mudança repentina do comportamento de Saul: “Então, os servos de Saul lhe disseram: Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta.” (1Sm 16:15).

(3) As Escrituras são claras quando afirmam a soberania plena de Deus. Isso significa que até o maligno está debaixo da autoridade do Senhor. Lembremos do livro de Jó, que nos mostra o diabo pedindo autorização de Deus para tentar a Jó, homem integro, reto e que se desviava do mal (Jó 1:12). Não existe qualquer evidência na Bíblia de que o maligno aja soberanamente em alguma coisa. Inclusive, o próprio destino do maligno já está traçado por Deus e acontecerá no tempo determinado por Ele (Ap 20:10). O espírito maligno que atormentava Saul apenas cumpria o plano de Deus na vida dele. Mas como dissemos, Saul, por estar longe do Senhor, tinha a porta de seu coração aberta à ação do mal.

(4) O plano maior de Deus no castigo que deu a Saul foi introduzir o jovem Davi dentro do Palácio real, pois Davi seria o novo rei de Israel em breve. Note como todas as circunstâncias cooperam para que Davi entrasse no palácio e logo caísse no gosto de toda a família de Saul (1 Sm 16:18). Assim, concluímos que tudo aquilo que Saul passou teve autorização de Deus e fazia parte do plano de Deus, tanto o que ocorreu com Saul por causa de sua desobediência, quanto o que ocorreu com Davi, que tinha sido escolhido por Deus para governar Israel.

(5) Mas alguém ainda pode dizer: Essa forma com que Deus agiu parece injusta e não amorosa! Deus não é amor? Somos muitas vezes tentados a compreender Deus, Seus atributos e Suas atitudes baseando-nos em nosso limitado conhecimento, compreensão e julgamento. A Bíblia diz que Deus é justo e santo, santo, santo (Sl 11:7). Assim, nisto que fez com Saul não foi injusto e nem manchou Sua santidade, ainda que alguns questionem e não consigam compreender como Deus pode mandar um espírito maligno para atormentar Saul.

(6) Cabe aqui para finalizarmos, refletirmos no texto de Romanos 9:20, que nos ajuda a nos colocar em nosso lugar diante daquilo que não compreendemos bem a respeito de Deus e de Suas atitudes: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?” E ainda sobre as atitudes de Deus, a Bíblia declara: “Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.” (Rm 9:15)

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp